quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Enya_música Celta






Enya (nasceu Eithne Ní Bhraonáin ; pronúncia irlandesa:  [ɛn ʲ ə n ʲ i ː v ˠ ɾ ˠ i ː n ˠ um ː n ʲ] , anglicizado como Enya Brennan ; 17 mai 1961) é um irlandês cantor, instrumentista e compositor.
Enya começou sua carreira musical em 1980, quando ela se juntou a ela brevemente banda da família Clannad antes de sair para realizar sozinho. Ela ganhou maior reconhecimento por sua música no 1986 BBC série Os celtas . Pouco tempo depois, seu álbum de 1988 marca d'água a levou para a fama internacional ainda e ela tornou-se conhecida por seu som característico, caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.  Ela tem realizado em 10 idiomas.

Enya continuou a fazer sucesso constante durante os anos 1990 e 2000, seu álbum de 2000 A Day Without Rain vendeu 15 milhões de cópias,  e se tornou o álbum mais vendido da nova era da década de 2000 em os EUA, segundo a Nielsen SoundScan.  Ela recebeu o prêmio de melhor do mundo-venda feminina nos World Music Awards em 2001.  Ela é músico Irlanda solo de best-seller.  vendas Seus registros foram mais de 75 milhões em todo o mundo, , incluindo mais de 26,5 milhões em vendas de álbuns em os EUA, fazendo dela uma das mais vendidas do mundo artistas de todos os tempos . Seu trabalho lhe rendeu quatro prêmios Grammy e um Oscar nomeação.

Enya nasceu e cresceu em Gaoth Dobhair , Condado de Donegal , no noroeste da Irlanda. Ela faz parte de uma família irlandesa de língua e musical, o sexto de nove filhos. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado no dialeto Donegal da língua irlandesa , sua língua nativa . Seus avós estavam em uma banda que tocava em toda a Irlanda, seu pai era o líder da Banda Foy Slieve antes de abrir Tavern Leo , e sua mãe tocava em uma banda de dança e mais tarde ensinou música em Pobalscoil Ghaoth Dobhair . A partir de uma idade jovem, Enya apareceu em muitas pantomimas no palco Gweedore do teatro local e cantou com seus irmãos no coro de sua mãe na Católica de Santa Maria Igreja, Derrybeg . Ela participou Loreto comunidade escolar em Milford, no condado de Donegal e depois se mudou para cursar a faculdade querendo se tornar um pianista clássico, continuando seus estudos na música e também a estudar pintura em aquarela.
Enya tem quatro irmãos e quatro irmãs, vários dos quais formaram a banda Um Clann Como Dobhar em 1968. Rebatizaram a banda Clannad em 1970. Em 1980, Enya trabalhou com Clannad, a banda composta por seus irmãos Máire (Moya) , Pól e Ciarán e tios gêmeos Noel e Duggan Pádraig . Enya tocava teclado e desde backing vocals no álbum CRANN ULL (1980), embora não fosse oficialmente um membro do grupo até que a liberação 1981 Fuaim , quando ela apareceu na capa. Durante esse mesmo ano, Enya foi também membro do Ragairne, a banda de Altan frente-mulher Mairéad Ní Mhaonaigh . Em 1982, pouco antes de Clannad tornou-se internacionalmente conhecido por " Theme From jogo de Harry ", produtor e gerente Nicky Ryan deixou o grupo e Enya se juntou a ele para iniciar sua carreira solo. Enya então formou seu próprio estúdio de gravação, chamado "Aigle", que é francês para "águia"

1984-1987: início da carreira
Enya gravou duas peças solo instrumental chamado "Um Ghaoth em Ghrian" (irlandês para "O Vento Solar") e "Miss Clare Remembers" que foram lançadas no álbum de 1984 de viagem toque .  Ela foi creditado como Enya (em oposição para Eithne ) para escrever algumas músicas para o filme de 1984 The Frog Prince , que foi lançado em um álbum da trilha sonora do mesmo título . Outro aparecimento precoce no registro seguido em 1987, onde desde Enya falada (não cantada) vocais em irlandês sobre a canção "Never Get Old" na Sinéad O'Connor 's álbum de estréia, O Leão eo Cobra .
Enya foi contratada para fornecer a música para a trilha sonora do 1986 BBC documentário de televisão Os celtas . A música que ela produziu foi destaque em seu primeiro álbum solo, Enya (1987), mas atraiu pouca atenção na época. O lado B single "Eclipse" é na verdade uma versão invertida e modificada da música de Enya "Deireadh Um Tuath "do álbum de 1987. A canção "Boadicea", também a partir deste álbum, seria amostrado e modificado por The Fugees no single "Ready or Not" (1996), causando um rebuliço breve, porque o grupo não procurou permissão de Enya, nem lhe deu crédito inicialmente. Mario Winans música '" Eu não quero saber "(que contou com um rap por P. Diddy ) amostradas a amostra Fugees, e é oficialmente creditado Winans, Diddy e Enya. A canção se tornou maior de Enya gráficos única EUA, chegando em 2 º lugar no Hot 100 em 2004).

Sem comentários:

Enviar um comentário