domingo, 7 de agosto de 2022

Rússia - Ukrania_ a guerra vista por...Parte II


"A narrativa ocidental sobre a Rússia e a China
24 de agosto de 2022
AQUI:
Já passou da hora de os EUA reconhecerem as verdadeiras fontes de segurança: coesão social interna e cooperação responsável com o resto do mundo, em vez da ilusão de hegemonia, escreve Jeffrey D. Sachs.


Presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin em 2019. (Kremlin.ru, CC BY 4.0, Wikimedia Commons)

Por Jeffrey D. Sachs
Sonhos Comuns


O mundo está à beira de uma catástrofe nuclear em grande parte por causa do fracasso dos líderes políticos ocidentais em serem francos sobre as causas da escalada dos conflitos globais. A narrativa ocidental implacável de que o Ocidente é nobre enquanto a Rússia e a China são más é simplória e extraordinariamente perigosa. É uma tentativa de manipular a opinião pública, não de lidar com uma diplomacia muito real e urgente.

A narrativa essencial do Ocidente está embutida na estratégia de segurança nacional dos EUA . A ideia central dos EUA é que a China e a Rússia são inimigos implacáveis ​​que estão “tentando corroer a segurança e a prosperidade americanas”. Esses países estão, segundo os EUA, “determinados a tornar as economias menos livres e menos justas, aumentar suas forças armadas e controlar informações e dados para reprimir suas sociedades e expandir sua influência”.

A ironia é que, desde 1980, os EUA estiveram em pelo menos 15 guerras de escolha no exterior (Afeganistão, Iraque, Líbia, Panamá, Sérvia, Síria e Iêmen, apenas para citar alguns), enquanto a China não esteve em nenhuma, e a Rússia apenas em um (Síria) além da antiga União Soviética. Os EUA têm bases militares em 85 países, a China em três e a Rússia em um (Síria) além da antiga União Soviética.

O presidente Joe Biden promoveu essa narrativa, declarando que o maior desafio do nosso tempo é a competição com as autocracias, que “procuram avançar seu próprio poder, exportar e expandir sua influência ao redor do mundo e justificar suas políticas e práticas repressivas como um maneira mais eficiente de enfrentar os desafios de hoje.” A estratégia de segurança dos EUA não é obra de um único presidente dos EUA, mas do estabelecimento de segurança dos EUA, que é amplamente autônomo e opera por trás de um muro de sigilo.

O medo exagerado da China e da Rússia é vendido ao público ocidental através da manipulação dos fatos. Uma geração antes, George W. Bush Jr. vendeu ao público a ideia de que a maior ameaça dos Estados Unidos era o fundamentalismo islâmico, sem mencionar que foi a CIA, com a Arábia Saudita e outros países, que criou, financiou e mobilizou os jihadistas em Afeganistão, Síria e outros lugares para lutar nas guerras da América.

Ou considere a invasão do Afeganistão pela União Soviética em 1980, que foi retratada na mídia ocidental como um ato de perfídia não provocada. Anos depois, soubemos que a invasão soviética foi na verdade precedida por uma operação da CIA destinada a provocar a invasão soviética !

A mesma desinformação ocorreu em relação à Síria. A imprensa ocidental está cheia de recriminações contra a assistência militar do presidente russo Vladimir Putin a Bashar al-Assad da Síria a partir de 2015, sem mencionar que os EUA apoiaram a derrubada de al-Assad a partir de 2011, com a CIA financiando uma grande operação (Timber Sycamore ) para derrubar Assad anos antes da chegada da Rússia.

Ou, mais recentemente, quando a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, voou imprudentemente para Taiwan, apesar das advertências da China, nenhum ministro das Relações Exteriores do G7 criticou a provocação de Pelosi, mas os ministros do G7 juntos criticaram duramente a "exagerada reação" da China à viagem de Pelosi.


A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, em Taipei com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, 2 de agosto (Wang Yu Ching, Gabinete do Presidente, CC BY 2.0)

A narrativa ocidental sobre a guerra na Ucrânia é que é um ataque não provocado de Putin na busca de recriar o império russo. No entanto, a história real começa com a promessa ocidental ao presidente soviético Mikhail Gorbachev de que a OTAN não se expandiria para o Leste, seguida por quatro ondas de engrandecimento da OTAN: em 1999, incorporando três países da Europa Central; em 2004, incorporando mais sete, inclusive no Mar Negro e nos Estados Bálticos; em 2008, comprometendo-se a alargar à Ucrânia e à Geórgia; e em 2022, convidando quatro líderes da Ásia-Pacífico à OTAN para mirar na China.

A mídia ocidental também não menciona o papel dos EUA na derrubada do presidente pró-Rússia da Ucrânia, Viktor Yanukovych, em 2014; o fracasso dos governos da França e da Alemanha, garantes do acordo de Minsk II, em pressionar a Ucrânia a cumprir seus compromissos; os vastos armamentos dos EUA enviados para a Ucrânia durante as administrações Trump e Biden no período que antecedeu a guerra; nem a recusa dos EUA em negociar com Putin o alargamento da OTAN à Ucrânia.

É claro que a OTAN diz que isso é puramente defensivo, para que Putin não tenha nada a temer. Em outras palavras, Putin não deve tomar conhecimento das operações da CIA no Afeganistão e na Síria; o bombardeio da OTAN à Sérvia em 1999; a derrubada de Muammar Kadafi pela OTAN em 2011; a ocupação do Afeganistão pela OTAN por 15 anos; nem a “gafe” de Biden pedindo a deposição de Putin (o que obviamente não foi uma gafe); nem o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmando que o objetivo de guerra dos EUA na Ucrânia é o enfraquecimento da Rússia .

No centro de tudo isso está a tentativa dos EUA de permanecer como a potência hegemônica do mundo, aumentando as alianças militares em todo o mundo para conter ou derrotar a China e a Rússia. É uma ideia perigosa, ilusória e ultrapassada. Os EUA têm apenas 4,2% da população mundial e agora apenas 16% do PIB mundial (medido a preços internacionais). De fato, o PIB combinado do G7 é agora menor que o dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), enquanto a população do G7 é apenas 6% do mundo, em comparação com 41% nos BRICS.

Há apenas um país cuja fantasia autodeclarada é ser a potência dominante do mundo: os EUA. Já passou da hora de os EUA reconhecerem as verdadeiras fontes de segurança: coesão social interna e cooperação responsável com o resto do mundo, em vez da ilusão de hegemonia. Com essa política externa revisada, os EUA e seus aliados evitariam a guerra com a China e a Rússia e permitiriam que o mundo enfrentasse sua miríade de crises ambientais, energéticas, alimentares e sociais.

Acima de tudo, neste momento de extremo perigo, os líderes europeus devem buscar a verdadeira fonte de segurança europeia: não a hegemonia dos EUA, mas arranjos de segurança europeus que respeitem os interesses legítimos de segurança de todas as nações europeias, certamente incluindo a Ucrânia, mas também incluindo a Rússia, que continua a resistir aos alargamentos da OTAN ao Mar Negro. A Europa deveria refletir sobre o fato de que o não alargamento da OTAN e a implementação dos acordos de Minsk II teriam evitado esta terrível guerra na Ucrânia. Nesta fase, a diplomacia, e não a escalada militar, é o verdadeiro caminho para a segurança europeia e global.

Jeffrey D. Sachs é professor e diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia, onde dirigiu o The Earth Institute de 2002 a 2016. Ele também é presidente da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU e comissário da Comissão de Banda Larga da ONU para desenvolvimento. Ele foi conselheiro de três secretários-gerais das Nações Unidas e atualmente atua como defensor dos ODS sob o secretário-geral Antonio Guterres. Sachs é o autor, mais recentemente, de A New Foreign Policy: Beyond American Exceptionalism (2020). Outros livros incluem: Construindo a Nova Economia Americana: Inteligente, Justa e Sustentável (2017) e A Era do Desenvolvimento Sustentável , (2015) com Ban Ki-moon.

Este artigo é da Common Dreams.

As opiniões expressas são exclusivamente do autor e podem ou não refletir as do Consortium News."

*****

DAQUI:

Situação atual na Ucrânia e implicações globais

Jean-Paul Vuilleumier, editor-chefe da Swiss Standpoint, e Jacques Baud 
na reunião de 29/30 de julho de 2022.

Conversas com Jacques Baud e Gabriele Galice

por Robert Seidel

(18 de agosto de 2022) Como parte da conferência de verão “Swiss Standpoint” em 29 e 30 de julho de 2022, Jacques Baud, iGst Coronel, e Gabriele Galice, presidente do Instituto de Genebra para Pesquisa para a Paz GIPRI, falaram sobre o tema “Guerra na Ucrânia: situação atual e implicações globais”. Ambos representam posições bem fundamentadas que podem estar fora do mainstream.

O conflito não pode ser vencido militarmente pela Ucrânia

Jacques Baud,* que tem ampla experiência internacional nos campos militar e de inteligência – um especialista no assunto no melhor sentido da palavra – apresentou o conflito na Ucrânia de diferentes perspectivas. Ele enfatizou que se baseou apenas em fontes ocidentais em sua pesquisa para esta palestra.

No início de sua apresentação, Jacques Baud destacou alguns pontos-chave que muitas vezes são esquecidos ou ocultados, mas que colocam o foco no conflito no contexto necessário:

O golpe de estado em Kiev (Maidan) em 23 de fevereiro de 2014, culminou em uma revolta da parte sudeste da Ucrânia de língua russa que os rebeldes chamam de “Novorossiya”. Na época, seus distritos se distanciavam do governo golpista instalado após o golpe de Kiev. Um sub-território, o Donbas, declarou-se autônomo dentro da Ucrânia e se defendeu militarmente. As revoltas nas outras áreas de "Novorossiya" foram reprimidas pelo exército ucraniano, o que levou a um "conflito que acabou" por oito anos.

Ucrânia – acordos internacionais ignorados

Os esforços internacionais para defender os direitos da população de língua russa – o Acordo de Minsk I e o Acordo de Minsk II – foram aberta e conscientemente ignorados pelo governo de Kiev. Isto foi particularmente verdadeiro no que diz respeito ao estatuto da língua e à concessão de um estatuto de autonomia. A OSCE monitorou o cessar-fogo na linha de contato entre as regiões de Donbas que se declaram autônomas e o exército ucraniano. De 2014 a meados de fevereiro de 2022, cerca de 14.000 pessoas morreram como resultado de ataques militares do exército ucraniano.

Em 24 de março de 2021 (!), Volodymyr Zelensky declarou por decreto a reconquista militar da Crimeia e do sul do país. A partir de 16 de fevereiro de 2022, a OSCE pôde observar um aumento acentuado no bombardeio do Donbas pelas forças armadas ucranianas – ou seja, antes da intervenção russa. Finalmente, em 24 de fevereiro, a intervenção militar do exército russo ocorreu a pedido das duas autoproclamadas repúblicas de Donbas.

Dois ataques ocorreram: primeiro, no norte, o ataque lateral na capital Kiev para amarrar as forças ucranianas lá, e segundo, no leste, o principal impulso para cercar e destruir grandes partes do exército ucraniano que estão fora da região de Donbas . A maior parte da artilharia e da força aérea ucraniana foi destruída no início da intervenção. As entregas de armas ocidentais, se chegaram, prolongaram a guerra, mas não levaram a uma reviravolta, afirmou Jacques Baud.

Abordagem flexível do exército russo

Jacques Baud explicou que o exército ucraniano havia sido implantado fora do Donbas muito antes de fevereiro de 2022. No total, o exército ucraniano era composto por cerca de 700.000 soldados na época. As forças russas consistiam em cerca de 100.000 soldados e cerca de 80.000 milicianos das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. A inferioridade pessoal do exército russo foi compensada pela mobilidade e pela criação de superioridade local e temporal.

O orador especificou que o ataque russo a Kiev ocorreu para amarrar as forças ucranianas lá, mantendo-as longe do sudeste. Não era o objetivo dessa investida conquistar a capital, como afirmava a grande mídia ocidental. A Rússia implantou muito menos forças perto de Kiev do que no Donbas.

“Desmilitarização” e “desnazificação”

Desde o início, as ações do exército russo não foram projetadas para ganhar o máximo de território, mas sempre corresponderam aos dois objetivos declarados oficialmente: desmilitarização e desnazificação.

Esses objetivos não foram compreendidos no Ocidente. A desmilitarização para a Rússia significava neutralizar a ameaça ao Donbas. O bombardeio contínuo de civis, infraestrutura e instituições sociais tinha que ser evitado.

A desnazificação significou a neutralização dos grupos de combate neonazistas voluntários das Forças Armadas Ucranianas e o processamento legal de seus crimes. Esses voluntários foram contratados pelas Forças Armadas da Ucrânia imediatamente após o Euromaidan para compensar a baixa força de combate das forças armadas regulares.

A afirmação de que esses grupos eram neonazistas foi meticulosamente fundamentada por Baud – com material de origem ocidental! A característica unificadora desses grupos era seu ódio pronunciado aos russos, sua ideologia racista de uma raça pura ucraniana, dirigida contra todas as outras minorias ucranianas, como húngaros, romenos, etc., a glorificação da violência e a admiração pelo Terceiro Reich .

Neo-nazistas treinados por militares ocidentais


Ironicamente, partes desses grupos neonazistas há muito eram treinados por militares ocidentais nos EUA, Canadá, França e Grã-Bretanha. Nos EUA, as agências de inteligência alertaram que esses neonazistas também poderiam se tornar ativos em seu próprio país (ataque em Charlottesville, 2017). Militarmente, essas “tropas” não seriam manobráveis. Eles seriam implantados em aldeias e cidades. Como resultado, a luta seria mais dura e mais estática. Para os de fora, disse ele, as unidades neonazistas eram claramente reconhecíveis por suas tatuagens – como visto quando se renderam na siderúrgica Azov em Mariupol.

Entregas de armas não têm efeito decisivo

Em 2014, muitos ucranianos de língua russa ainda estavam servindo no exército ucraniano; o moral de combate do exército não era muito alto porque essas tropas não queriam lutar contra seus concidadãos. Nas primeiras semanas da guerra em fevereiro e março de 2022, isso levou unidades ucranianas inteiras a se juntarem à resistência nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk com seus equipamentos.

No sul da Ucrânia, grande parte da população agora dá as boas-vindas aos russos. Nessas regiões, 16 novas brigadas voluntárias foram formadas para apoiar a coalizão de língua russa, composta pelo exército russo e as milícias das repúblicas de Donetsk e Lugansk.

Como consequência, o exército russo está gradualmente desmantelando o exército ucraniano por meios militares. Assim, as forças da coalizão de língua russa estão gradualmente destruindo as forças armadas ucranianas. O exército ucraniano, que era mal liderado e não dominava a arte da manobra operacional, cometeu os mesmos erros de 2014 e não conseguiu lutar de forma eficaz. Mas cada dia adicional significava mais mortes, mais sofrimento e mais destruição.

Em março, as propostas de negociações de Zelensky foram recebidas positivamente pelos russos. No entanto, eles foram ativa e deliberadamente sabotados pela UE e pelo Reino Unido. Assim que os ucranianos manifestaram interesse nas negociações, como haviam feito em fevereiro, Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, prometeu a Kiev entregas maciças de armas. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson viajou pessoalmente para a Ucrânia para evitar negociações e alimentar a guerra com novas entregas de armas.

A Europa está agindo “idiotamente”

Resumindo, Jacques Baud apontou que os tomadores de decisão ocidentais estavam avaliando mal a situação. Vistos de fora, eles agiram “idioticamente”: as entregas de armas não têm efeito decisivo e apenas tentam a Ucrânia a prolongar uma guerra custosa. Por seu lado, a UE perdeu a oportunidade de desempenhar o papel de árbitro; em vez disso, atuou como ator nesse conflito. As sanções que impôs à Rússia tendem a se voltar contra si mesma. A gestão de crises tem sido impulsiva e emocional, sem desapego, deliberação e visão de médio e longo prazo.

* Jacques Baud estudou segurança internacional e economia em Genebra. Ele é coronel do Estado-Maior do Exército Suíço e trabalhou para o Serviço de Inteligência Estratégica Suíço. Durante vários anos, desempenhou várias funções em Bruxelas e na Ucrânia em nome da OTAN. Para a manutenção da paz da ONU, ele foi implantado principalmente em países africanos. Ele é autor de vários livros e artigos sobre inteligência, guerra assimétrica, terrorismo e desinformação. Suas análises atuais da crise na Ucrânia, publicadas na mídia independente, são amplamente lidas na Europa e além.



Gabriel Galice na reunião de 29/30 de julho de 2022.

Os interesses de segurança da Rússia são ignorados

Gabriele Galice,** pesquisadora de paz e presidente do Instituto de Pesquisa para a Paz de Genebra GIPRI, deu uma olhada na história do conflito na Ucrânia desde a queda do Muro de Berlim. De início, destacou que é sempre necessário conhecer a história e as atitudes de todas as partes envolvidas para encontrar saídas para um conflito.

Expansão da OTAN para o leste contrária a todos os acordos

Contrariamente a todos os acordos feitos com a União Soviética e a Rússia em 1989/90, a OTAN alargou gradualmente a sua esfera de influência para além das fronteiras da Alemanha a leste, até à fronteira russa. A força motriz por trás dessas expansões foram os EUA. Com essa abordagem, os interesses de segurança da Rússia foram deliberadamente ignorados várias vezes. Finalmente, o desrespeito ao Acordo de Minsk II, que foi negociado sob o direito internacional no âmbito da ONU, tornou-se uma ameaça existencial para a Rússia. Em dezembro de 2021, o governo russo pediu aos Estados Unidos e à OTAN que fornecessem garantias de segurança, que eles ignoraram.

Brzezinski e Friedman como “cérebros” ideológicos

Gabriele Galice apresentou dois influentes “cérebros” ideológicos dessa política agressiva dos EUA contra a Rússia: Zbigniew Brzezinski e George Friedman. Brzezinski, conselheiro de muitos presidentes americanos, delineou uma estratégia para controlar a Eurásia. Um ponto central dessa estratégia é o controle da Ucrânia (“The Grand Chessboard. American Primacy and Its Geostrategic Imperatives”, 1997).

Friedman, por sua vez, enfatizou o objetivo de impedir a cooperação entre a Alemanha e a Rússia para se manter a potência mundial número um (“The Next Decade: What the World Will Look Like”, 2010). A abordagem dos EUA nas últimas décadas, argumentou ele, estava alinhada com os preceitos intelectuais desses dois influentes “cérebros” e poderia explicar a abordagem dos EUA à Rússia na Ucrânia.

Seguindo a contribuição de Jacques Baud, Gabriele Galice referiu-se à continuidade dos movimentos nazistas e neonazistas durante e após a Segunda Guerra Mundial em vários estados europeus, muitas vezes ignorados, mas agora virulentos.

EUA – guerra permanente por sua própria supremacia

Em uma exposição mais ampla, Gabriele Galice baseou-se em uma publicação de dois especialistas militares chineses. (Qiao Liang e Wang Xiangsui, “Unrestricted Warfare”, 1999. Veja também: Swiss Standpoint, 9 de agosto de 2022 ) comunicação.

Construindo uma arquitetura de segurança internacional

Em vez de trabalhar para uma estrutura de segurança internacional após a queda do Muro de Berlim ou da Cortina de Ferro e a desintegração da União Soviética, como preparado nas negociações da CSCE, os EUA perseguiram o objetivo de expandir sua supremacia e colocaram sua própria “vital” interesses acima dos interesses de todos os outros estados. Ao fazê-lo, suas ações formaram uma linha: a expansão da OTAN para o leste, as guerras na Iugoslávia, Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e as “revoluções coloridas” na Geórgia, Ucrânia e Quirguistão. Problematicamente, os EUA não hesitaram em tentar estabelecer a OTAN como o braço militar da ONU em 2008. Desde 2011, no entanto, suas ações na ONU foram novamente retardadas por vetos da China e da Rússia.

Cuba ainda independente 60 anos depois

Gabriel Galice lembrou ao público que, mesmo depois de 60 anos, os Estados Unidos não conseguiram fazer uma “mudança de regime” em Cuba. Isso pode dar motivo para confiança. Hoje, disse ele, ainda é uma questão de exercer influência sobre os tomadores de decisão e trabalhar ativamente pela paz e segurança. Para este fim, os representantes eleitos do povo também devem ser responsabilizados.

** Gabriel Galice é economista e cientista político. Ele é presidente do Instituto de Genebra para Pesquisa para a Paz (GIPRI). Ele ensinou em uma universidade na Argélia e chefiou missões educacionais e consultivas em países pós-comunistas na Europa Oriental na década de 1990. Suas duas principais obras são "Du Peuple-Nation – essai sur le milieu national de peuples d'Europe" (2002), na qual examinou a formação das identidades nacionais na Europa, e "Penser la République, la guerre et la paix sur les traces de Jean-Jacques Rousseau", sobre a compreensão de Rousseau sobre o Estado. Ele também publicou vários artigos sobre a OTAN, guerra e paz e Ucrânia.


Download

E_International_Seidel_Current-situation-and-global-implications.pdf (2,3 MiB)


******

Espiões no jardim: purgando nossas plantas russas, norte-coreanas, chinesas e iranianas

06 de agosto de 2022 


por Jim Wehtje para o Blog Saker

Despejar vodka russa é fácil, e você pode quebrar as garrafas publicamente se a indignação precisar ser demonstrada em voz alta. Proibir o soft power das raças de gatos russas em shows de felinos também é simples. Cancelar Dostoiévski da sala de aula ou da estante da sala de estar é outra maneira de se posicionar contra a agressão. Ou talvez banir os jogadores russos dos torneios de tênis, a menos que prestem um juramento de deslealdade. Uma limpeza séria envolve os aspectos mais queridos de nossas vidas e para mim eu sabia que isso significava plantas. Eu tenho feito imagens de raios-x de coisas naturais – particularmente plantas e conchas – por 25 anos e estou vivendo mais uma vez com meus pais agora idosos e ajudando-os a cuidar de nossos jardins de cerca de 350 variedades.

Esses jardins estão em Massachusetts, zona de resistência 5 ou 6, mas é tudo o que devo dizer. Se o braço longo de Putin pode moldar qualquer eleição e dobrar a maioria das mentes através das mídias sociais, então é melhor permanecer anônimo. Seus agentes podiam estar disfarçados de qualquer coisa. Lembra daquele espião beluga de colarinho que ele tinha patrulhando as águas escandinavas? Não é de admirar que a Suécia e a Finlândia queiram se unir à OTAN por segurança. Até mesmo a liberal Boston – em meio a suas campanhas contra a violência e o ódio contra chineses e afro-americanos – estava vigilante o suficiente para proibir corredores russos e bielorrussos de competirem sob suas próprias bandeiras na Maratona de Boston. Outro tipo de corredores – raízes – trabalham com fungos micorrízicos e seus minúsculos fios de hifas semelhantes a fibras ópticas para transmitir nutrientes e informações ao longo do que é chamado de Wood Wide Web. Ele também tem um aspecto sem fio, onde as plantas emitem compostos orgânicos voláteis (VOCs) através do ar que podem ser captados por outras plantas para sinalizar coisas como um ataque de insetos - permitindo que os receptores tenham tempo para fortalecer suas defesas foliares. Mas quem sabe sobre toda a incrível conectividade das plantas. Sobre o que eles podem sinalizar e até onde suas redes podem se estender? Não há nenhuma agência do Alfa Bank na minha cidade para se conectar, mas quem sabe que outros agentes as plantas poderiam usar em sua guerra botânica assimétrica. Sobre o que eles podem sinalizar e até onde suas redes podem se estender? Não há nenhuma agência do Alfa Bank na minha cidade para se conectar, mas quem sabe que outros agentes as plantas poderiam usar em sua guerra botânica assimétrica. Sobre o que eles podem sinalizar e até onde suas redes podem se estender? Não há nenhuma agência do Alfa Bank na minha cidade para se conectar, mas quem sabe que outros agentes as plantas poderiam usar em sua guerra botânica assimétrica.

Saí pela porta da frente em um dia claro de junho. Saudando-me estavam os flocos de neve de verão ( Leucojum aestivum ), principalmente floridos. Eu procurei sua área nativa. Europa incluindo a Ucrânia, mas não a Rússia. Clara, mas então notei que também incluía partes do Irã. Isso não funcionaria, pois o Irã há muito é sancionado e acusado de apoiar o terrorismo. E eu também poderia decidir sobre a China agora porque era a maior ameaça e sanções sufocantes contra ela, ou mesmo a guerra, eram inevitáveis. Eu não queria ser pego cultivando uma única célula de planta inimiga – e essa determinação poderia ser uma decisão ex post facto me tornando culpado por cultivá-la antes mesmo da decisão existir. Não seria suficiente apenas continuar a erradicar ervas daninhas claras como a China Juta (Abutilon theophrasti ) ou Agridoce Oriental ( Celastrus orbiculatus ) com suas raízes amarelo-alaranjadas. Plantas estrangeiras premiadas estavam em perigo porque qualquer inimigo dos EUA também poderia ser acusado de terrorismo. Não devo abrigar erroneamente nenhum deles.

Nossas íris siberianas ( Iris sibirica ) teriam que ir. O azul cerúleo de suas flores bem no meio do jardim da frente chama a atenção. A massa de raízes em aglomerados apertados, mas não são muito profundas. Seu alcance é da Europa Central, passando pela Sibéria, mas eu decidi que deveria evitar qualquer planta de “uso duplo”. Se é nativo tanto de uma nação ruim quanto de uma nação boa, deve desaparecer. Obviamente, as plantas do oeste dos Urais na Rússia geralmente têm um alcance que naturalmente se estende até a Europa Central ou mesmo Ocidental. É um continente. Mas “Putin deve ir” eu murmurei enquanto colocava a massa no carrinho de mão.

O lilás 'Krasavitsa Moskvy' ('Orgulho de Moscou') é uma variedade derivada do lilás comum ( Syringa vulgaris ), que é originário dos Balcãs, mas amplamente cultivado em regiões temperadas. Com um nome russo tão flagrante, no entanto, seria difícil explicar mantê-lo. Talvez possa ser renomeado? Na Primeira Guerra Mundial, o chucrute se tornou “repolho da liberdade” e as batatas fritas se tornaram “batatas fritas da liberdade” quando a França se recusou a se juntar a nós na libertação do Iraque. A Al Qaeda mudou de nome mais de uma vez na Síria para tentar permanecer como “rebeldes moderados”. Os Contras eram “lutadores da liberdade”. O batalhão Azov é patriota, não nazista. Eu recusei na escavação difícil. Este arbusto é como um aglomerado de pequenas árvores com raízes em abundância. Decidi que poderia ser chamado de lilás 'Glória à Ucrânia' e guardei.

Então haveria os híbridos. A forsítia de jardim típica ( Forsythia x intermedia ) tem pais que são ambos chineses, então obviamente tem que ser escavado. Da mesma forma confrei russo ( Symphytum x uplandicum) tem ascendência russa em ambos os lados. Para estar seguro, porém, decidi que, se um dos pais de um híbrido fosse ruim, não poderia mantê-lo. Mas o que dizer das tulipas onde os cruzamentos muitas vezes nem eram notados pelos próprios hibridizadores - em forte contraste com o registro preciso dos fanáticos por orquídeas. As espécies de tulipas são nativas de uma longa faixa oval do Mediterrâneo Oriental à China. É provável que tenham sido cultivados pelos persas no século X antes de serem introduzidos na Europa. Não tenho tulipas “espécies” não híbridas onde eu poderia definir uma região geográfica dentro dessa faixa. Então, desculpe nossas tulipas, mas parece que podemos pelo menos manter nossos narcisos – que são da região do Mediterrâneo, principalmente da Península Ibérica. E sinto muito pelo meu Fritillary Imperial Persa e da Coroa, que também são imperdoavelmente do Irã.

A sálvia russa ( Salvia yangii ) é uma planta resistente que se espalha agressivamente por suas raízes. Adoro esmagar uma folha sempre que passo pela fragrância. Isso deve ir? Pesquisei seu alcance e, surpreendentemente, ele não está listado como nativo da Rússia. Parei de olhar para mais fontes. Decidi que era um refugiado dissidente. Eu poderia mantê-lo.

A guerra anterior tinha um inimigo claro. A marmota ( Marmota monax ) - surpreendentemente rápida por sua forma bamboleante - foi fácil de identificar. Pode ser no campo adjacente ou, tendo atravessado, estar na nossa horta aterrorizando a alface. Em tempos de seca eles eram mais agressivos. Eles voltariam para devastar novos crescimentos tenros, não permitindo que as plantas se recuperassem de seu primeiro ataque. Comedores vorazes, uma vez ceifaram duas longas fileiras de feijão.

Então um cavou sua casa em nosso quintal. No começo, tentamos armas químicas. Colocamos uma bomba de gás em sua toca, tentando garantir que todas as portas traseiras possíveis fossem seladas primeiro. Então cruzamos o campo adjacente e bombardeamos a colônia principal. Eles eram terroristas, então não precisávamos de permissão. As bombas que compramos faziam muito barulho e fumaça, mas as marmotas sobreviveram e até prosperaram. Quando questionamos sua eficácia, o fabricante nos culpou dizendo que provavelmente não estávamos encontrando todas as portas dos fundos para as tocas. Nós e nossos vizinhos acabamos gastando muito mais em bombas do que economizamos em Produto Interno Bruto (PIB). Algumas marmotas foram mortas, mas para cada uma eliminada, dez de seus parentes se tornaram terroristas declarados – então sempre havia uma ameaça e mais vendas de bombas.

Politicamente, cercas e muros se tornaram a próxima coisa. Claro, uma marmota poderia cavar debaixo de uma cerca, mas nós a colocamos cerca de 30 centímetros abaixo para que eles tivessem que cavar um pouco para passar por baixo. Por outro lado, se você construir uma cerca de três pés, uma marmota pode construir uma escada de quatro pés.

Considerei nossos jacintos orientais ( Hyacinthus orientalis ). Eles não são nativos da Rússia ou do Irã, mas estão na Ásia Ocidental, incluindo Israel e Síria. Na Síria inimiga, eles são nativos do canto NW que é ocupado pela Turquia, que está na OTAN. Bem o suficiente. Todo mundo sabe sobre o Apartheid de Israel e os ataques periódicos a menos miseráveis ​​em Gaza para “cortar a grama”. Mas tão importante quanto a raça é doméstica, essas falhas estão lá e Israel é nosso aliado, assim como a Arábia Saudita e muitas outras democracias nascentes. Então, estou mantendo esses jacintos. Mais importante, quão puro é o nosso gramado? É uma mistura louca de gramíneas e trevos, como o trevo branco de uso duplo da Eurásia ( Trifolium repens). Eu realmente precisarei desenterrar tudo e colocar algo seguro como o Kentucky bluegrass ( Poa pratensis ).

Chego à brotação da Papoula Oriental ( Papaver orientale ), que pode ser uma espiã porque é nativa do norte do Irã. Mas, assim como o Jacinto Oriental, esses nomes me incomodam porque “Oriental” é um termo imperialista – até racista – que assume que a Europa é o lugar normal para ver o mundo e que estereotipa pessoas e coisas da Ásia como “exóticas”. E esse não é apenas um nome comum, mas o nome científico para ambos ( orientalis , orientale). Certamente, ao arrancar as papoulas, devo ser respeitoso e tentar aprender um dos nomes locais para elas. O latim está morto e isso o torna um tanto neutro, mas ainda é uma língua ocidental. Meu computador pode fazer fontes asiáticas se eu aprender. Eu me sentia tão preguiçoso e insensível quanto era para aprender os pronomes das pessoas. Em vez disso, decidi agir e escrever para os cientistas sobre mudanças de nome.

Eu me virei para nossa área arborizada. O lírio-do-vale “manso” ( Convallaria majalis majalis ) é europeu e maior que o lírio-do-vale “selvagem” nativo ( Maianhemum canadense). O tipo manso tem uma faixa nativa da Europa Ocidental que varre o topo da Ucrânia para excluir em grande parte o Donbass. Mas então segue para o leste para cercar Moscou antes de voltar para a Europa Ocidental. Também tem uma forte presença na Crimeia. Indígena da Rússia, esta planta deve ser eliminada, mas já lutamos para contê-la em duas partes, limpando-a etnicamente quando ela se espalha rapidamente com rizomas subterrâneos sorrateiros. Pode abafar as plantas nativas da floresta, numa espécie de genocídio. Mas essas manchas foram corrompidas com genes que tornam as flores brancas rosadas. Estou um pouco envergonhado de admitir isso, mas começamos um terceiro lote de estoque limpo com flores brancas puras que esperamos manter imaculadas.

Em seguida, avistei os sinos de fadas coreanos ( Disporum flavens ), uma estrela do nosso jardim. Esta planta da floresta tem folhas ovadas alternadas e flores amarelas acenando para baixo em cachos terminais. Listado da Coréia, suponho que deve vir de ambas as Coréias. Eu não tenho um mapa de alcance nativo. Vou ter que fazer ligações. É melhor estar seguro e destruir isso do que ser pego abrigando um possível inimigo.

Os clássicos seguros da floresta nativa incluem o Twinleaf ( Jeffersonia diphylla ) que gosta de solo calcário, Trillium, Mayapple ( Podophyllum peltatum ), Yellow Lady's Slipper ( Cypripedium parviflorum ), Virginia Bluebell ( Mertensia virginica ), Canadian Columbine ( Aquilegia canadensis ) e Jack-in-the-Púlpito ( Arisaema triphyllum). Os púlpitos parecem ser muito masculinos com seus espádices fálicos e começam com flores masculinas no espádice. Insetos como mosquitos ficam presos na espata e roçam o pólen das flores masculinas. Há um entalhe de escape para eles talvez fazerem a polinização cruzada de um púlpito feminino – que, no entanto, não tem entalhe de escape. À medida que as estações progridem, as plantas masculinas acumulam massa e força de raízes e, em seguida, podem mudar uma estação para ter todas as flores femininas que produzem bagas vermelho-alaranjadas brilhantes. Se as condições forem ruins, eles podem conservar energia voltando a ser machos com as flores de pólen de baixa energia. Que planta transgênero perfeita para combater plantas dióicas antiquadas, como o azevinho, que se apega de forma fechada para limpar e separar plantas masculinas e femininas.

Hostas são nativas daquele trio ruim do nordeste asiático da China, Rússia e (Norte) Coreia, bem como do bom Japão. Então, adeus à nossa adorável coleção de Plantain Lily que nunca teve a chance de florescer este ano. Outra planta de sombra dessa região é a “Tame” Bleeding Heart ( Lamprocapnos spectabilis ). Estava no gênero Dicentra junto com os nativistas Dutchman's Breeches ( Dicentra cucullaria ), e o “selvagem” Bleeding Heart ( Dicentra eximia ), ambos também cultivados. Mas claramente tem que ser eliminado. E parece que os cientistas já sancionaram esta planta removendo-a de Dicentra e isolando-a sozinha em Lamprocapnos. Os motivos eram que ele tem caules divididos que seguram os caules das folhas e os caules das flores, mas os outros Dicentra não têm haste - com caules de flores e caules de flores vindos da base. Mas e as violetas? Muitas, como a Violeta Azul Comum ( Viola sororia ) também são sem haste. Mas há hastes ramificadas no caso dos Johnny-Jump-Ups ( Viola tricolor ) que temos aqui - onde a haste é claramente separada e acima do rizoma antes de se ramificar. Mas consegue ficar em Viola . A classificação parecia bastante arbitrária e incompleta. Eu meditei sobre a grande variedade de formas armazenadas no gênero Euphorbia , e as 500 amontoadas em Veronica .

Nossos verdadeiros lírios chamaram minha atenção. O lírio-tigre ( Lilium lancifolium ) é uma planta reprodutivamente diversificada com flores hermafroditas que são chamadas de “perfeitas” e “completas” pelos botânicos – o que significa que flores de apenas um gênero são incompletas. Mas este lírio também pode clonar através da divisão de bulbos e de pequenos bulbos pretos que crescem nas axilas das folhas e depois caem. Por mais atraente que tudo isso seja, eu tinha que ter integridade. Vindo daquele trio de nações más do nordeste asiático, deve ser expurgado junto com todos os outros lírios. O problema era que embora tivéssemos alguns grandes lírios nativos como o Canada Lily ( Lilium canadense ), eles raramente estavam disponíveis comercialmente. Exceto para Cap Lilies de Turk ( Lilium martagon) da Eurásia, eram os lírios chineses do leste asiático — asiático, oriental, trompete e orienpet — que eram produzidos em massa em lugares como a “Fábrica de Jardins” que eu costumava comprar quando morava em Rochester, NY. Espécies americanas dificilmente foram produzidas. Tínhamos perdido nossa capacidade industrial nativa de lírio.

Seria apropriado obter um vaso de lírio da páscoa ( Lilium longiflorum ) para a celebração do próximo ano? É nativo de Taiwan e das vizinhas Ilhas Ryukyu do Japão. Taiwan ainda é reconhecida como parte da China pelos EUA ou não? A Oceania ainda está em guerra com a Eurásia ou agora com a Lestásia? Guaidó ou Maduro é presidente da Venezuela quando vamos implorar para bombear mais petróleo? Consultando a internet percebi que a variedade de lírio utilizada comercialmente vem das Ilhas Ryuku, então fui salvo de uma grande decisão.

Olhei para nossas árvores. A competição da Árvore do Ano na Europa proibiu a entrada de um carvalho russo para ajudar a denunciar a agressão de Putin. Precisávamos fazer a nossa parte. Além de nossos Redbuds orientais nativos ( Cercis canadensis ), a maioria de nossas árvores decorativas eram estrangeiras e, na verdade, japonesas - Bordo vermelho japonês ( Acer palmatum 'Atropurpureum'), Stewartia japonês ( Stewartia pseudocamellia ), Dogwood japonês ( Cornus kousa ), Lilac árvore japonesa ( Syringa reticulata ) e Snowbell japonês ( Styrax japonicus). O Japão, como a Coréia do Sul, está ocupado por tropas americanas apesar da constante oposição de Okinawa e ainda está alinhado conosco. Então eu pensei que essas árvores eram seguras, exceto que não é fácil separar a flora japonesa da de outros países do nordeste asiático. Todas essas árvores foram comprometidas por também serem nativas da Coreia – e algumas da China e da Rússia também. O Dogwood Japonês, por exemplo, também é conhecido como Dogwood Kousa, Coreano e Chinês. Tanto ela quanto a japonesa Stewartia têm uma bela casca de manchas de cores diferentes, o que as faz parecer tão multirraciais. Eu poderia encontrar motivos para justificar a reformulação da minha regra de “uso duplo”? Eu fiz uma pausa.

Então, horrorizado, percebi nossa premiada árvore Ginkgo ( Ginkgo biloba) era chinês. Muito chinês. É apenas nativo da China e é o único em nosso quarteirão. Suas folhas triangulares exibem veios paralelos de igual espessura. As árvores fêmeas dão frutos carnudos que não são admitidos como frutos porque as árvores não têm flores. Que árvore única! que é o único sobrevivente de uma antiga divisão botânica, Ginkgophyta. Mas seu segundo golpe é que é uma planta dióica sexualmente tradicional com papéis de árvore masculinos e femininos claramente separados – não um transgênero de quadril como o Jack-in-the-Pulpit, que pode mudar de gênero para frente e para trás tão progressivamente. Não poderia haver exceção aqui. O patriotismo tem suas exigências e a minha foi testada quando fui à garagem pegar o machado – devemos cortar até as raízes e não deixar nenhum toco. (A verdadeira razão para essa seleção de ferramentas foi que eu não era habilidoso com ferramentas elétricas, como motosserras.) Minha perna tremia. Eu levei um balanço. O que eu estava fazendo? De repente, percebi que o machado foi feito na China para que isso pudesse me dispensar de usá-lo. Eu soltei um pedido de desculpas para a árvore. Eu me senti tonto.

As coisas ficaram tão complexas. O que era nativo de onde? Quem eram nossos inimigos atuais? E os outros países do BRICS? Se o resto desse bloco for sancionado, então nossa Crocosmia e Gladiolus sul-africanostambém deve desaparecer. As campânulas eram de várias áreas, então cada uma tinha que ser observada com cuidado. As clematites cultivadas usam estoques de todo o Holártico em suas variedades e misturas híbridas - principalmente do leste da Ásia, mas também da Europa e da América do Norte. O meu selo de Salomão era o híbrido de jardim (parte russo) ou a espécie norte-americana? Eu estava sobrecarregado. Eu queria uma autoridade. Um corpo suave no estilo Fauci ou Politifact para educadamente me dizer o que manter ou não. Eu obedeceria. Eu não me importava se o corpo mais tarde admitisse contar mentiras nobres ou mudasse os fatos concretos. Em 18 de fevereiro de 2021 New York Timesartigo de opinião dizia: era hora de parar o pensamento crítico! Confie no mainstream e em nossos especialistas. Sim, eu concordei. Covid e agora a guerra na Ucrânia foram demais para resolver verdades, meias verdades e mentiras por conta própria. Era mais seguro seguir o rebanho. A Ucrânia estava ganhando. A OTAN era defensiva. Não houve golpe de Kiev em 2014. Luz e Escuro podem ser pintados em claro-escuro. Suspirei de alívio. Passei bastante tempo tentando soletrar os nomes das plantas corretamente e acompanhar termos como “cisgênero”, “alimentação no peito” e “não binário” – poderia ser muito embaraçoso errar.

A China é a ameaça iminente, mas admito que fornece o melhor de muitos clássicos do jardim. Além de dominar em verdadeiros lírios, a China junto com o Japão são os redutos dos Daylilies ( Hemerocallis ), que vêm quase exclusivamente do Leste Asiático. SW China (e regiões vizinhas do Himalaia) têm o maior centro temperado de diversidade para rododendros. A peônia chinesa ( Paeonia lactiflora ) é a base dos híbridos de jardim de peônia e têm uma longa tradição real e medicinal na China. A maioria das rosas são nativas da Ásia e a Rosa de Chá ( Rosa x odorata ) - um híbrido de estoque chinês - foi infinitamente misturada com misturas anteriores feitas na Europa para fazer a infinidade de rosas de chá híbridas modernas. Essas misturas anteriores incluíam o China Rose (Rosa chinensis ) e genes de rosas europeias, norte-africanas e turcas. Então, provavelmente nossas rosas são pelo menos metade chinesas, mas e se algumas forem apenas 1/8 ou 1/16. Qual deve ser a regra? Uma gota de genes chineses faz de você chinês? Para estarmos seguros, decidimos que todas as nossas rosas, rododendros e peônias deveriam ir embora. O verdadeiro patriotismo requer sacrifício. A liberdade não é gratuita.

Nossas Hortênsias Bigleaf ( Hydrangea macrophylla ) eram exclusivamente do Japão, para que pudéssemos mantê-las. Temos uma variedade que floresce em azul se houver alumínio suficiente no solo e for ácida o suficiente para dissolvê-lo na água para que a planta possa absorvê-lo. Da Europa não russa, poderíamos manter nossa dedaleira roxa ( Digitalis purpurea ), íris barbada alemã ( íris x germanica ) e campainhas espanholas ( Hyacinthoides hispanica ). Em terras indígenas podíamos manter o nosso índigo falso azul ( Baptisia australis ), a erva-aranha ( Tradescantia ohiensis ), o arbusto doce ( Calycanthus floridus ) e a malva rosa do pântano ( Hibiscus moscheutos )) e os híbridos dela derivados. Achei que poderíamos manter nosso Buxo Comum ( Buxus sempervirens ) que tem um alcance centrado na Europa, mas o Irã novamente sabotou as coisas ao ter uma faixa ao longo de sua costa do Cáspio.

Cientistas elogiam um lote de plantas nativas expurgadas de imigrantes. No entanto, um terço de todos os tipos de plantas selvagens na minha região não são nativos. Eu ponderei que todos os humanos vieram da África. De onde veio a primeira planta? Um jardim ou navio fugitivo torna-se generalizado, naturalizado e, então, quando pode ser aceito como nativo? Plantas bem-sucedidas, mas não apreciadas, são rotuladas de “invasivas”. Algumas pessoas gostam de Boston Ivy ( Parthenocissus tricuspidata ), outras não. Este nativo do nordeste da Ásia cobre os edifícios universitários da Ivy League no nordeste dos EUA e também adorna a parede externa do campo Wrigley em Chicago. Nos estados do sul Kudzu ( Pueraria) foi trazido para lidar com a erosão e, sendo uma leguminosa, também acumula solo. Nenhuma planta nativa faria tanto trabalho por um salário tão pequeno. Mas é muito bem-sucedido porque evita que casas e árvores inteiras sejam erodidas, cobrindo-as completamente.

Eu tinha uma montanha de plantas ruins desenterradas de mais de uma semana de purga. Deve ser mais do que restou das plantas dos jardins, que agora pareciam isolados. Devo queimá-los? Enterrá-los ainda meio vivos? Havia uma Convenção de Genebra que rege as plantas? Com ódio, cortei com minha pá a massa raiz da íris siberiana, mas em vez de desmembrar essa bolha russa em quatro ou cinco pedaços, a pá resvalou e atingiu meu próprio pé. Amaldiçoei Putin.

O que irá em seus lugares? Eu já podia ver que havia alguns nativos chegando - Pensilvânia Smartweed ( Persicaria pensylvanica ), Virginia Creeper ( Parthenocissus quinquefolia ) e Poison Ivy ( Toxicodendron radicans ) - então esses são seguros. Devo cultivar a serralha comum nativa ( Asclepias syriaca ) no jardim ensolarado da frente para borboletas monarca? Deve haver ação afirmativa para o dente-de-leão comum ( Taraxacum officinale) trazida para cá pelos europeus como uma bela planta medicinal nutritiva apenas para ser mais tarde difamada pelas empresas químicas de grama e perseguidas com venenos. Talvez eu devesse cultivar girassóis fortemente simbólicos para mostrar solidariedade com a Ucrânia. Mas o poder por trás deles somos nós – Girassóis ( Helianthus annuus ) são claramente da América.

A tensão física e emocional do expurgo me alcançou. O que eu tinha feito? Amei essas plantas. Ninguém jamais havia feito nada para sugerir que era um espião. Eu chorei. Olhei para o lírio-do-vale branco murcho, as íris siberianas azuis e os corações vermelhos na pilha e lembrei que essas são as cores não apenas da bandeira russa, mas de muitas outras bandeiras, incluindo nós, França, Holanda, Reino Unido, Chile, Austrália, Coréia do Norte, Tailândia, República Tcheca, Islândia, Luxemburgo e Cuba — apenas em ordens e padrões diferentes. Eu me perguntei por que, em vez de encontrar semelhanças, devemos jogar as diferenças e nos odiar e nunca perder a paciência com um sistema que cria uma desigualdade grotesca em benefício da classe de elite que a criou. Mas fiz a coisa certa e abracei mais sanções, assim como não questionei as paralisações do COVID-19, não importa quanto dano elas causassem. Eu não podia suportar deixar minha fé no sistema ser esmagada. Branco, azul e vermelho também são as cores das barras no “OPEN” para bandeiras de negócios de nossas pequenas empresas que estão sendo esmagadas desnecessariamente como soldados ucranianos em caldeirões de Donbass.

Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Common “Não Comercial 4.0 Internacional”.

Jim Wehtje é um radiologista independente (fotógrafo de raios-x) que adora trabalhar com conchas e plantas. Ele mora em Lancaster, MA. Confira suas belas fotos aqui: http://jimwehtje.photoshelter.com/archive

*****

Carta de um amigo, um russo comum

07 de julho de 2022 

Origem



A Carta, publicada com permissão para o Blog Saker 

Um conhecido me perguntou por e-mail quais são minhas previsões para o futuro próximo (ele é de outro país e queria ver como é a perspectiva de um russo médio). Enviei-lhe os pontos anexos e este mapa.



Achei que talvez fosse interessante para um público ocidental de língua inglesa mais amplo. Esta não é de forma alguma uma análise sofisticada de um especialista, apenas uma compilação do que li de diferentes fontes e meu modesto conhecimento de história.

* As regiões de Lvov e Lutsk serão anexadas pela Polônia (marcadas no mapa com a bandeira polonesa). Quase uma certeza – tanto funcionários poloneses quanto ucranianos fizeram declarações sobre “terra comum” e a Polônia já começou a assumir algumas funções administrativas lá. O chefe do Serviço de Inteligência Externa da Rússia também fez 2 ou 3 declarações públicas sobre isso, e ele raramente vem a público. Os poloneses encontrarão o momento oportuno para se deslocar em uma “força de manutenção da paz” militar para solidificar seu domínio. Isso não será suave nem sem sangue por causa da história – colaboradores nazistas ucranianos realizaram limpezas étnicas lá, matando até 100.000 poloneses étnicos durante a Segunda Guerra Mundial. Os líderes políticos poloneses veem isso como um movimento populista para restaurar a justiça histórica (também funcionará), grupos de extrema direita poloneses veem isso como uma enorme dívida de sangue não paga, e a polícia e os serviços de segurança poloneses veem os neonazistas ucranianos modernos como um grande problema a ser eliminado (por meio de desnazificação completa ou outros meios). Eles estavam bem com isso enquanto os neonazistas estivessem agindo contra a Rússia, mas quando as fronteiras se solidificarem e será o território deles governar será outra questão completamente diferente. Não está fora de questão que todos os ex-ucranianos se tornem cidadãos de segunda classe, como os russos nos estados bálticos.

* A região de Zakarpatye da Ucrânia será anexada pela Hungria (marcada no mapa com a bandeira húngara). Parece muito provável, mas não vi a Hungria fazendo declarações definitivas sobre isso. A Hungria tem vindo a construir a sua influência desde a dissolução da União Soviética – apoiando as escolas, a língua e a cultura húngaras, chegando mesmo a emitir passaportes. Os neonazistas ucranianos emitiram ameaças de violência étnica porque querem “Ucrânia para ucranianos”, que impõe um conjunto de padrões para todos na Ucrânia – russofobia, idioma (ucraniano, outros idiomas não são permitidos), “pureza étnica” (essa coisa é repugnante até mesmo tipo). Esta anexação será bastante suave e sem derramamento de sangue, como foi a Crimeia, devido à forma como a Hungria preparou o terreno lá. Se houver algum problema, será causado por neonazistas ucranianos.

* Regiões marcadas com a bandeira russa ingressarão na Federação Russa, o processo já começou. Uma operação antiterrorista de acompanhamento do FSB e do RosGuard também começou porque o atual regime em Kiev (fortemente influenciado pelos governos dos EUA + Reino Unido e neonazistas ucranianos) já iniciou ataques terroristas lá. Felizmente, os serviços de segurança russos têm muita experiência com esse tipo de coisa (Chechênia, Síria).

A região no canto inferior esquerdo, com um ponto de exclamação vermelho, é especial – em 2 de maio de 2014, pessoas protestaram em Odessa contra neonazistas, queimando as bandeiras neonazistas. Em resposta, os neonazistas enviaram suas milícias bem organizadas para a cidade, levaram os manifestantes a um prédio e o incendiaram. 42 pessoas morreram queimadas vivas, baleadas, caindo até a morte ou espancadas até a morte. Eles também mataram 8 outros manifestantes na rua. O novo governo ucraniano (fortemente apoiado pelos EUA) basicamente o ignorou – a polícia tinha ordens para observar, mas não interferir, uma investigação sem brilho foi iniciada, mas nunca produziu nenhum resultado, e os neonazistas tiveram o apoio da polícia local. Este foi um momento crucial na história ucraniana – os neonazistas fizeram uma declaração alta e sangrenta “nossa ideologia é a lei na Ucrânia, vamos matar quem discordar”. Há um alto valor simbólico em tomar a região de Odessa, quero ver um memorial a essa atrocidade bem em frente àquele prédio. A própria cidade de Odessa é (ou era) muito internacional (isso é comum para muitos portos de águas quentes ao redor do mundo, na verdade, devido ao comércio marítimo) – judeus, russos, ucranianos e muitas outras etnias.

* As regiões marcadas com a bandeira russa com um “I” verde se juntarão à Federação Russa ou se tornarão independentes, mas integradas às economias russa e do sudeste da Eurásia.

* Regiões com “?” estão no ar. Talvez eles sejam divididos entre Rússia/Polônia/Hungria/Romênia/Eslováquia, talvez eles permaneçam como um resquício sem litoral da “Ucrânia”. Neste último caso, o governo russo (espero fortemente) insistirá na estrita neutralidade militar do mesmo, com status não alinhado (como a Áustria), postos de observação, inspeções e desnazificação. Este último não é algo que Putin inventou, é um processo legal longo e complexo que foi feito na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

* A região circulada com uma linha verde é a Transnístria (Pridnestrovie), história complicada por lá. Li um argumento de que, do ponto de vista estritamente legal, a Transnístria ainda é a União Soviética – não acho que tenha importância real, apenas um fato interessante. Muitos russos estão lá, em 1992 houve um conflito militar – a Moldávia moveu forças para tentar anexá-la como parte da Moldávia, enquanto a Transnístria queria se tornar independente. É uma questão não resolvida até hoje. A Ucrânia já fez ameaças contra a Transnístria, então a Rússia precisa de uma ponte terrestre para segurança. A anexação da Transnístria depende da política da Romênia e dos EUA (a Romênia quer anexar a Moldávia).

* Algum número obscuro de grupos militares nacionalistas étnicos russos (eles não são abertamente nazistas ou usam sua retórica com muito cuidado) fizeram uma aparição na Ucrânia. Nem o governo russo nem os militares querem ter nada a ver com eles, mas podem fazer algum tipo de exigência depois, pois derramaram seu sangue pela causa comum.

Felizmente, o nacionalismo étnico não se desenvolveu em nada coerente ou poderoso na Rússia após a queda da União Soviética. Isso se deve aos serviços de segurança que prendem alguns deles por crimes, colocam outros sob vigilância estrita, os movimentos de direita discordam uns dos outros ou apenas fracassam e muitos dos líderes desses movimentos são idiotas. Para mim, qualquer tipo de identitarismo étnico é uma ideia estúpida e um veneno para a unidade humana. Infelizmente, é uma venda fácil para algumas pessoas – diga às pessoas que elas são superiores às outras pelo acidente de nascimento e algumas delas lutarão e morrerão por essa ideia.

* O governo lituano está fazendo algo muito perigoso – falando em cortar a logística comercial de Kaliningrado (um enclave russo) do resto da Rússia. Possivelmente com aprovação/coordenação dos EUA.

* A China absorverá e se reunificará com Taiwan. Os EUA estão se recusando a recuar, estão incentivando o governo taiwanês pró-EUA a adquirir novas armas e fazer alegações ridículas sobre os aviões chineses voando perto da China serem uma ameaça para os EUA. Portanto, parece ser uma questão de encontrar um momento oportuno.

* Os EUA precisam se reformar em um estado diferente. Esse cão raivoso que corre pelo planeta, construindo bases militares em todos os lugares, bombardeando quem quer, financiando e armando “bons terroristas” é perigoso demais para ser aceito neste mundo cada vez mais globalizado. Lembra quando aquela bruxa racista Madeleine Albright chamou os EUA de “uma nação indispensável” em 1998? Além de soar distintamente hitlerista, a implicação sinistra é que a política internacional dos EUA considera outras nações dispensáveis. Provavelmente uma boa dose de racismo imperial antiquado nesse pensamento – mate os índios/índios americanos/árabes/russos/<ethnicities_different_from_us>, pegue seus recursos. Os EUA demonstraram isso na prática bombardeando a Sérvia em 1999, o Iraque em 2003, a Líbia em 2011 e assim por diante. A coisa louca sobre isso é que grande parte da razão pela qual os EUA iniciam guerras é que as pessoas ganham enormes quantias de dinheiro fabricando e vendendo armas, e com as leis de lobby dos EUA (basicamente corrupção legalizada) elas podem impulsionar decisões de política externa. Espero que eles possam reformar seu país através de algum processo interno que não envolva iniciar mais uma guerra, caso contrário as coisas podem ficar realmente feias. Os ICBMs termonucleares de hoje são ordens de magnitude mais poderosos do que os que os EUA lançaram em Hiroshima e Nagasaki.

* O governo do Reino Unido desde 1945 parece estar muito alinhado com a política externa dos EUA (se não mais agressivo, como os planos da “Operação Impensável” de Churchill), então provavelmente terá que reformar também.

Olhando para a história, alguma forma de globalismo parece inevitável, os humanos continuam se organizando em grupos cada vez maiores. Eu não quero que o governo global se solidifique sob os auspícios das atuais políticas dos EUA. Talvez ir mais regional e aprender a cooperar em vez de travar guerras por um tempo, antes de estabelecer algum tipo de acordo globalista na Terra, seja bom para a humanidade. Gosto da maneira como a China expande sua influência por meio do comércio e de grandes projetos de infraestrutura em outros países.




Você viu a capital administrativa no Egito que eles estão construindo? A coisa está em uma escala enorme. A China também não bombardeou o Egito para obter o contrato, o que é uma melhoria acentuada em relação a muitas interações dos EUA (e do Reino Unido, sejamos honestos) com outros países nos últimos 300 anos.

Isso conclui minhas observações iniciais. Estou brincando :)

***********

A Quarta Guerra Mundial e a Esquerda
Texto Integral in:

(Mário Maestri, 08/07/2022)


Texto Parcial:

"A Terceira Guerra Mundial, a Guerra Fria, com início em 1947, foi vencida pelo imperialismo estadunidense e seus aliados-súbditos, em 1989-91, com a restauração capitalista nos Estados ditos de socialismo real e a explosão da URSS. A maré neoliberal triunfante destruiu conquistas históricas dos trabalhadores através de um mundo fortemente reorganizado segundo as necessidades patológicas do imperialismo. Diante daquela derrota, as classes trabalhadoras passaram a descrer em seu programa, o único capaz de resolver as contradições que ameaçam a própria humanidade. Em 1989-91, fez-se meia-noite sobre o século, abrindo-se uma era contrarrevolucionária que se mantém e se aprofunda até hoje.

Nos anos seguintes à “Queda do Muro de Berlim”, o clube imperialista liderado pelos USA viveu tempos triunfais. Sua vitória apoiara-se fortemente na restauração capitalista na China, impulsionada, desde 1979, pelo bloco político-social dominante. Em Pequim, em 1972, Mao abraçara Nixon desembarcado de Washington. A China aliou-se ao imperialismo contra a URSS, no plano político, e tornou-se a pátria de indústrias maquinadoras e produtoras de bugigangas, no plano económico. O grande capital desembarcou no antigo Império do Meio que tornou a ser um “negócio da China”. [MAESTRI, 2022. p. 37 et seq.]

Não bastou que a URSS e, após 1991, a Rússia fossem despedaçadas territorialmente e que Yeltsin dançasse sob a batuta do capital internacional triunfante, apoiado pelos ávidos ex-burocratas do PCUS e oportunistas de todo tipo que canibalizaram as propriedades e riquezas estatais construídas pelos trabalhadores desde 1917. O clube imperialista USA desejava mais, muito mais. Na verdade, queria tudo.[SACCO,2022 4, p. 105.] James W. Carden, ex-consultor do Departamento de Estado, lembra, sobre a formatação da sociedade russa nos anos seguintes a 1991: “Em pouquíssimo tempo […] uma esquadra de funcionários do Departamento de Estado, da CIA, do Tesouro e do Conselho para a Segurança Nacional [dos USA] embarcaram numa série de viagens por toda a ex-União Soviética.” [CARDEN, 2022 4, p. 144; CASELLI, 2013, p. 27-40.]
Rússia Delenda Est

Em 1917, a Revolução Bolchevique levantara-se como uma muralha diante do programa histórico do imperialismo europeu de conquistar as regiões do leste profundo da Euro-Ásia. Desde 1991, ele retomou o projeto de literal colonização das riquíssimas terras agrícolas e infindáveis matérias-primas e mão de obra daquelas regiões. Com a destruição da URSS, era necessário prosseguir e expandir a hegemonia económica, política e ideológica obtida através da administração Yeltsin e completar a explosão territorial, acirrando as contradições das nacionalidades minoritárias da Federação da Rússia. Uma operação necessária para o relançamento do núcleo central capitalista em crise estrutural.

Reduzida a potência intermedia, a Rússia continuava a ser a segunda potência nuclear do planeta, o que impedia que fosse atacada frontalmente, como se procedera no caso da Iugoslávia, em 1990; ao Iraque, em 1990 e 2003; à Síria, em 2011; à Líbia, em 2011, etc. Havia que fragilizar a Rússia, sem confronto direto. Apesar do compromisso firmado, aquando da dissolução da URSS, de não extensão da NATO em direção às fronteiras russas, já em 1994 iniciou-se o cerco à Federação Russa.

A expansão da NATO para o leste foi a trote-galope. Em 1999, ela incorporou a República Checa e a Hungria; em 2004, a Bulgária, a Estónia, a Lituânia, a Letónia, a Roménia, a Eslováquia e a Eslovénia; em 2009, a Albânia e a Croácia; em 2017, Montenegro, e, em 2020, a Macedónia do Norte. A Ucrânia, com quase dois mil quilômetros de fronteira com a Rússia, era a cereja do bolo dessa ofensiva. Mísseis atómicos e tropas nas nações da NATO em países com fronteiras com a Rússia a tornavam indefensável. Em 1991, as tropas do Pacto Atlântico estavam a 1.600 quilômetros de Moscovo. Hoje, estão a 450. [PETRONI, 2022 5, p. 45.]

Os caminhos da história são infinitos, mas, ao contrário dos ditos desígnios de Deus, eles são inteligíveis. Foram muitos os sucessos das últimas décadas que enfraqueceram a hegemonia unipolar estadunidense, destacando-se entre eles: a deslocalização industrial; a delapidação pantagruélica de recursos em guerras sem fim, etc. Mas foram sobretudo os movimentos profundos de reorganização da divisão internacional do trabalho, embalados pela crise estrutural do capitalismo em sua idade senil, que motivaram fortes transformações estruturais na economia mundial, em detrimento dos USA. [MANDEL, 1976.]

O Imperialismo assediado

Na viragem do milénio, a superação da Era Yeltsin [1991-1999] e o advento da Era Putin, em 2000, por um lado e, sobretudo, o despertar do Dragão Chinês como nação imperialista, no alvorecer do novo milénio, no contexto de uma forte deslocação da acumulação do capital para o Oriente, colocaram em cheque o imperialismo estadunidense, em regressão industrial e tecnológica, mas hegemónico na esfera militar, financeira e diplomática. [MAESTRI, 2022. p. 59 et seq.]

A Era Putin se caracterizou pela constituição de um novo bloco social dominante, em torno de uma burguesia capitalista nacional e do controle-recuperação pelo Estado de importantes esferas da produção, com destaque para a energia —petróleo e gás— e a indústria armamentista. Mutatis mutandis, uma articulação não muito diversa da conhecida em algumas épocas pelo Brasil desenvolvimentista, sobretudo na Era Getulista e nos anos da ditadura militar após 1967. [CASELLI, 2013, p. 53; MAESTRI, 2019: p. 105 et seq.]

Mas desde logo ficou claro, para o novo bloco político-social russo no poder, não haver espaço para ele no núcleo capitalista dominante da Europa Ocidental, como desejava e esperava. Negaram-lhe o direito de se sentar à mesa do banquete capitalista europeu e mundial: ele não era um bem-vindo ao repasto. Era, em verdade, parte do cardápio. Essa rejeição determinou profundamente a “consciência política russa”. [LUKJANOV, 2022, 4: 36.]

O clube imperialista USA via a Rússia como neocolónia, militando pelo retorno a algo semelhante aos tempos de Yeltsin, como proposto. De 1999 a 2009, o Estado russo vergou com dificuldade a revolta separatista na Chechénia. Em 2008, debelou em poucos dias a agressão da Geórgia à Ossétia do Sul e à Abacássia, territórios separatistas de maioria de fala russa, de população reprimida. A pronta intervenção derrotou a agressão e impediu, com o conflito latente, que a Geórgia ingressasse na NATO. A Rússia lutava as primeiras batalhas terceirizadas, organizadas pelo bloco imperialista USA, na Quarta Guerra Mundial, atualmente em processo de aceleração.

Não é imperialista, mas gostaria de ser

A reorganização capitalista russa deu-se apoiada na antiga estrutura da economia soviética, fortemente golpeada, base material de sua economia. A Rússia abriu-se ao capital monopolista, sobretudo europeu — alemão, francês, italiano, etc. — e centrou suas exportações em produtos primários: gás, petróleo, adubos, grãos, madeiras, ouro, etc. O elevadíssimo nível de desenvolvimento das indústrias bélica, aeroespacial e nuclear herdadas da URSS permitiu-lhe ter um nicho exportador tecnológico de ponta.

De forma geral, na aceção marxista do termo, a Rússia permaneceu um Estado semicolonial industrializado, sem conseguir transformar-se em nação imperialista, apoiada em conglomerados monopolistas exportadores de capitais, como é o caso da atual China. A Rússia tem carência de capitais, não os exportando. Multinacionais instalaram-se nos seus territórios, sem que ela tenha feito o mesmo através do mundo, à exceção, e de forma limitada, nos países limítrofes sob sua influência. [MAESTRI, Contrapoder, 19 de abril de 2022.]

Consciente da inevitabilidade de forte ataque frontal —direto ou indireto— por parte do bloco imperialista, o Estado russo empreendeu um longo período de preparação minuciosa e preventiva. Preparou-se para interrupção da internet, para o ataque ao rublo, para a marginalização bancária, para o bloqueio das exportações-importações, etc. Suas forças armadas foram redimensionadas, em relação aos tempos da União Soviética, privilegiando-se a modernização do armamento e a inter-conectividade das tropas. Como na era soviética, deu-se grande atenção à artilharia ofensiva e defensiva: canhões, obuses, morteiros, mísseis, etc. Em alguns setores, superou tecnologicamente o imperialismo. As exportações de armamento diminuíram o peso do esforço bélico em uma economia com um PIB próximo do do Brasil, e com uma população uns sessenta milhões a menos do que a do país latino-americano.

Ucrânia — a cereja do bolo

Em 2014, a Rússia respondeu ao golpe militar orquestrado pelo imperialismo na Ucrânia com a recuperação da península da Crimeia e o apoio às repúblicas separatistas de Donbass, regiões russófonas. Esta reação inesperada deu origem a que a União Europeia, a mando dos USA e da Inglaterra, empreendesse campanha russofóbica ininterrupta, com sanções, provocações, acusações fantasiosos, etc. — “envenenamento” de Alexei Navalny; “ataques cibernéticos” russos contra satélites, contra partidos políticos, contra indústrias ocidentais; “intervenção” nas eleições USA; diplomatas russos travestidos de espiões, etc. Enquanto Putin e a Rússia eram demonizados na Europa e no mundo, a NATO preparava, política e militarmente, uma retomada do conflito no Donbass que obrigasse a uma intervenção direta do Estado russo.

Sobretudo, após a União Europeia lhe dar as costas e mostrar os dentes, a Rússia reorientou seus laços económicos, políticos e diplomáticos para o Oriente, estabelecendo um relacionamento estreito com a China, apontada, sobretudo desde a segunda administração Obama (2013-2016), como o grande desafio a ser enfrentado e derrotado pelos USA. Donald Trump propusera uma aproximação à Rússia e a Putin para afastá-los da China, política vetada pelo Deep State, sob a ameaça de impeachment. A administração Biden, ao contrário, retomando o programa da candidata democrata Hilary Clinton, derrotada em 2016, centrou-se na destruição da Rússia, tida como o “ventre mole” da aliança entre o Urso e o Dragão, com os macro objetivos assinalados.

Devido ao fornecimento ininterrupto de armamento anti-russo à Ucrânia pelos USA e NATO, o momento oportuno para a campanha defensiva russa teria sido em 2014, aquando do golpe de Maidan, e não em 24 de fevereiro de 2022. Contudo, em 2014, talvez a Rússia não estivesse ainda preparada para uma tal operação e, sobretudo, naquele momento, impunha-se um apoio militar à Síria, sua aliada histórica no Oriente Médio, semi-estrangulada, lançado em setembro de 2015. Operação realizada em associação com o Irão e que assentou um golpe duríssimo no imperialismo e em Israel.

A intervenção na Ucrânia foi uma ação defensiva inevitável, em defesa da sobrevivência da autonomia do Estado russo, de sua integridade e de sua “própria existência”. [KORTUNOV, 2022 5: p. 77-83; MAESTRI, Contrapoder, 19 de abril de 2022.] A Ucrânia, Estado súcubo do imperialismo, sob a orientação da NATO, encontrava-se pronta para ofensiva militar contra as repúblicas populares de Donbass, sob ataque militar de abril de 2014 a fevereiro de 2022, na qual morreram 13 mil pessoas, forçando a intervenção russa, como já foi dito. De costas para a parede, sob a crescente ameaça de um estado hostil com vastíssimas fronteiras comuns, o Estado russo teve que combater em terreno cuidadosamente preparado pela NATO e pelos USA. A justificativa da intervenção apoiou-se na defesa das Repúblicas Populares e das regiões da Novarússia —território de língua e tradições russas — que sofriam uma opressão total por parte dos governos ucranianos desde o golpe de 2014.

Silenciando Dostoievisky

São risíveis as explicações da intervenção russa movida por vontade de abocanhar parte ou a totalidade do território ucraniano. Correram rios de tinta sobre as ambições de Putin em refundar e expandir o antigo império dos czares. É imenso o custo material, humano, diplomático que tal iniciativa causou e causará à Rússia, país com o maior território do mundo, que possui um enorme subcontinente à espera das condições, sobretudo materiais, para ser plenamente valorizado. Pertence ao passado a era das conquistas territoriais — hoje, as nações são dominadas e exploradas sem perderem a sua aparente autonomia política, como no atual caso do Brasil. [MAESTRI, 2019, p. 331 et seq.]

Com a intervenção, os USA de Joe Biden; a Inglaterra, de Boris Johnson; a Polónia de Mateusz Morawiecki conformaram o pelotão de frente que arrastou a Europa para uma ofensiva histérica, diplomática, económica, ideológica, comunicacional e, sobretudo militar contra a Rússia. Proibiram-se jornais, sítios, rádios etc. russos; atacaram-se jornalistas e intelectuais europeus que questionavam a mistificação dos governos e da grande media; marginalizaram-se, de competições, encontros, espetáculos, etc., atletas, cientistas, artistas russos. O strogonoff e a salada russa foram banidos dos restaurantes europeus patrióticos. Até Dostoiévski, ex-preso político do czarismo, recebeu o cartão vermelho.

A retórica inicial imperialista era apoiar a defesa de um frágil estado democrático europeu contra a prepotência da poderosa Rússia imperialista. Mas logo, os Estados Unidos e a NATO assumiram o seu real objetivo perseguido no conflito: deixar a Rússia exangue e, se possível, destruir o seu atual Estado, em favor de um governo flexível ao imperialismo. Para tal, as sanções gerais deviam esgotar os recursos russos, no campo da batalha económica, e seus exércitos seriam vergastados até a exaustão, lutando-se até o último ucraniano, mesmo que vencessem a guerra. O objetivo estratégico é a destruição da Federação Russa, mesmo à custa de uma futura guerra frontal, a ocorrer, é claro, na Europa. [KARAGANOV, 2022, 5, p. 143-148.]

Com a operação, o imperialismo estadunidense conquistou objetivos há muito perseguidos: substituir o fornecimento do gás russo pelo gás estadunidense de xisto; pôr fim às ilusões de autonomia política e militar europeia e à aproximação, sobretudo da Alemanha e da Itália com a Rússia; obrigar a Europa a maiores gastos militares e, portanto, à compra de armamento estadunidense. O que impõe à Russia e à China gastos militares crescentes.


Para a “operação Ucrânia” foi imprescindível a substituição de Ângela Merkel, em Berlin, e de Giuseppe Conte, em Roma, pelos americanófilos Olaf Scholz e Mario Draghi, operações políticas complexas que precederam de muito o início do conflito.
Blitzkrieg mediática

Faltam elementos para uma avaliação mais precisa das razões de a intervenção russa se ter iniciado pelo cerco de Kiev, na procura da deposição de Volodymyr Zelensky e da entronização de um governo independente dos USA e a NATO. O que seria a melhor solução para as populações e os Estados de ambas as nações. A neutralidade da Ucrânia e o reconhecimento da Crimeia e das repúblicas de Donbass permitiriam a manutenção do status quo, sem perdas de vida e bens. A Ucrânia poderia retornar a ocupar-se dos seus interesses e de seus problemas de extrema complexidade. Seria porém uma enorme derrota para os planos e investimentos do imperialismo e da NATO naquele país.

Houve super avaliação dos órgãos de informação russos da autonomia da população ucraniana, como um todo, em relação ao imperialismo e à NATO, após oito anos de governos nacionalistas, russo-fóbicos, filo-fascistas, por um lado, e de dura repressão às populações russófonas da Ucrânia, com destaque para o sul e o leste do país, por outro. Foram subestimados a capacidade de oposição do exército ucraniano treinado e armado pela NATO e o peso das tropas paramilitares fascistas no enquadramento da população civil. [DOTTORI, 2022 5, p. 127.] O fracasso da marcha sobre Kiev, com as imagens das imensas filas de blindados imóveis nas proximidades dessa capital, causou desprestígio às forças armadas russas, dando origem a discursos sobre a sua fragilidade estrutural. E facilitou o convencimento da população ucraniana e europeia do caráter heroico da resistência e de uma próxima vitória sobre a Rússia. “O primeiro passo para vencer é acreditar que se pode vencer”, lembrou Lloyd Austin, Secretário da Defesa estadunidense. [PETRONI, 2022 5, p. 37.] E, segundo parece, com o abandono do cerco de Kiev, pelo menos algumas facções do governo estadunidense passaram a acreditar numa real possibilidade de vitória.

O impacto da campanha inicial foi ainda maior com a proposta de que Moscovo tivera como objetivo a ocupação de Kiev e da totalidade da Ucrânia, e não a deposição do governo títere de Zelensky. Afirmações sem sentido, como logo compreendeu a própria NATO e os USA. [MITCHELL, 2022 2, p. 64.] A ocupação de Kiev teria altíssimo custo e escassos resultados — o governo ucraniano seria transferido para junto da fronteira polaca. O mesmo ocorreria com a ocupação de territórios ucranianos pobres e hostis, próximos da Polónia. As limitadas tropas russas envolvidas no início da operação —em torno de 120 mil soldados— já descartavam qualquer operação de domínio territorial da Ucrânia. [DOTTORI, 2022 5, p. 127.] Em fevereiro de 2022, a Ucrânia tinha 250 mil soldados no ativo e 250 mil na reserva. Entrementes, o recuo das tropas russas que sediavam Kiev deu origem a uma blitzkrieg mediática imperialista mundial, tendo como estrela o presidente Zelensky, comunicador hábil, histriónico, obediente ao Pacto Atlântico e irresponsável para com os destinos de seu país.

Impossibilitado de obter a neutralidade da Ucrânia e o reconhecimento do atual status das repúblicas de Donbass e da Crimeia, as tropas russas iniciaram a ocupação de larguíssima faixa fronteiriça com a Rússia; da totalidade da província de Lugansk e grande parte das províncias de Donetsk e de Mylokaiv, da totalidade do litoral do mar de Azov e de parte do litoral do mar Negro. O controle dos atuais 20% do território da Ucrânia, em expansão, permitirá a proteção das comunidades étnico-linguísticas russas e afastará dessas regiões da fronteira da Rússia a possibilidade de posicionamento de armas estratégicas da NATO. Ele desorganizará a Ucrânia como um aríete imperialista contra a Rússia e impedirá a sua adesão à NATO.

A guerra na média e como ela é na realidade

Foi lento o avanço inicial das tropas russas no sul da Ucrânia, não ocorrendo o esperado assalto de milhares de tanques sobre as poderosas defesas ucranianas no Donbass — cerca de 50 mil soldados entrincheirados—, como aquando das contraofensivas soviéticas na Segunda Guerra. O que permitiu que prosseguisse a campanha mediática sobre a fragilidade dos exércitos moscovitas e a intrepidez das tropas ucranianos, destinadas à vitória inevitável prometida por John Biden, Boris Johnson e os infindáveis papagaios do imperialismo.

Zelensky e a NATO empreenderam uma guerra visando vitórias mediáticas, difundidas pela média internacional num coro monocórdio. Divulgavam-se os milhares de tanques destruídos, a multidão de soldados mortos, o esgotamento das munições, os massacres da população e os bombardeios de civis intencionais pelos russos. Silenciou-se sobre o limitado número de vítimas civis, em relação a operações imperialistas no Iraque, Síria, Líbia, etc. — para não falar dos terríveis bombardeios de ingleses e estadunidenses na II Guerra Mundial, despreocupados com a população civil, quando ela não foi o objetivo dos ataques — Dresden, Colônia, Hamburgo, Berlim, Hiroshima, Nagasaki, etc. Os batalhões de neofascistas ucranianos servindo-se de civis como escudos humanos foram festejados como heróis legendários.

Preocupadas em minorar as perdas de tropas e de civis que libertavam, em grande maioria russófonos, numa progressão rápida em duros e inevitáveis combates urbanos, as tropas russas avançaram precedidas de intensivos ataques de artilharia, através de regiões e de cidades com as populações civis evacuadas preventivamente. A neutralização, concomitante ao início das operações, de entroncamentos ferroviários, pontes, quartéis, depósitos de armamentos, centros de comando, artilharia, aviões, etc. ucranianos prosseguiu ininterruptamente com ataques missilísticos cirúrgicos que não pouparam centros militares encostados à fronteira polaca. As armas balísticas de precisão são a revelação da arte bélica nesse conflito.

O lento mas inexorável avanço e o martelar incessante da artilharia russa levaram ao esgotamento estrutural das tropas profissionais ucranianas, substituídas por civis, mercenários e aventureiros despreparados para o atual combate tecnológico. A guerra mediática de Zelensky impediu o recuo de tropas ucranianas vencidas para posições mais facilmente defensáveis, permitindo que fossem arrasadas comumente pela artilharia russa, sem que tivessem visto o rosto dos inimigos. A desmoralização avança nas filas ucranianas, contando-se já com mais de seis mil soldados rendidos e aprisionados. Segundo parece, o alto comando ucraniano teria começado a desobedecer ao presidente e à NATO, permitindo o recuo das tropas sem condições de resistência ou semicerradas, sob a pressão das deserções e recusas de combate por parte das mesmas.
 
A vitória está na esquina

Zelensky, Biden, Johnson e a ÑATO continuaram a vender ao exército ucraniano maltratado e estropiado a certeza de vitória a ser conquistada com a chegada de artilharia pesada, de carros de assalto, de modernas baterias antiaéreas, de mísseis táticos, da munição que falta enormemente. Os EUA disponibilizam quarenta bilhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia e para fortalecer a NATO — o dobro do orçamento brasileiro do exército em 2021. Na frente do Donbass, a proporção dos disparos de artilharia seria de cinco para cinquenta, em favor dos russos. Essa fábula da vitória à espera na esquina tem sido martelada e ampliada pela média ocidental, num processo de infantilização e fanatização despudorados de seu público consumidor.


No mundo dos fatos reais, o imperialismo nega-se a fornecer seu armamento mais moderno, certo que cairá nas mãos ou será vendido aos russos, como teria acontecido com o top da artilharia autopropulsado francesa, o obuseiro Ceasar, de 155 mm e de 40 quilómetros de alcance.

As armas entregues através da Polónia, não raro vetustas, devem vencer mil quilómetros para chegar à linha de combate, transportadas por ferrovias atingidas pelo conflito, quando não são destruídas nos depósitos ou em marcha. Elas são entregues em quantidades ínfimas, em relação às necessidades do exército ucraniano, sem o treinamento para um uso complexo. São operações mediáticas que pouco ajudam o exército ucraniano. O fornecimento ininterrupto das toneladas de munição exigidas pela artilharia tem sido um problema quase insolúvel.

O que falta dolorosamente ao exército ucraniano são soldados e suboficiais de carreira pertinentemente instruídos. A formação e treinamento de um exército novo, exigiriam recursos fabulosos e, no mínimo, à volta de um ano, no que se refere à suo oficialidade e operadores de armas complexas. Nações europeias, entre elas a Alemanha, pressionadas pelos USA, apoiam cada vez mais a Ucrânia sobretudo com declarações, que não encontram correspondência substancial nos atos, preocupadas com as sequelas causadas pela guerra nas suas economias.

Nos Estados membros da NATO, consolida-se a consciência de que a derrota da Ucrânia está próxima. A média ocidental começa a abandonar as notícias hiperbólicas sobre as vitórias ucranianas e a noticiar o lento mas inexorável avanço russo. Fala-se tangencialmente na necessidade de concessão de regiões da Novarrúsia e da neutralidade da Ucrânia, ao menos no papel, para obter a paz. Uma negociação complexa, até agora impossibilitada pela política dos EUA, da Inglaterra, da Polónia e da NATO de continuar com a guerra, desgastando a Rússia, até o “último ucraniano” [KORTUNOV, 2022 4, p. 92.] A negociação de um armistício ou de paz dificilmente será feita sob a direção de Zelensky que, com o fracasso estrondoso e as sequelas pesadíssimas de sua direção para a população e para a nação, será possivelmente descartado como bufão grandiloquente e irresponsável. Será eventualmente mantido pelo imperialismo, em um exílio dourado, à espera de uma eventual futura serventia.

A Quarta Guerra Mundial em Marcha

É difícil avaliar as consequências da vitória quase inevitável da Rússia no sul da Ucrânia, caso não intervenham sucessos imprevisíveis, com destaque para alargamento do conflito —na Líbia, na Síria, etc. Alguns objetivos centrais do imperialismo estadunidense foram alcançados: a exacerbação da ofensiva contra a Rússia; a imposição da venda de seu gás de xisto; o aumento de suas tropas na Europa; a consolidação de seu mando despótico sobre a NATO, ampliado pelos ingressos da Finlândia e da Suécia, etc. Esses dois países somam mais de 1.300 quilômetros de fronteiras com a Rússia. Contudo, eles já eram inamistosos em relação a Moscovo e não se propõem estacionar em seus territórios armas estratégicas.

Com uma vitória da Rússia, seu novo posicionamento sobretudo ao longo dos mares de Azov e Negro coloca questões militares e económicas graves aos Estados Unidos, à União Europeia e à NATO. A derrota militar da ofensiva imperialista influenciará as relações internacionais, fortalecendo os movimentos de autonomia em relação aos EUA que, em 14 de maio, reafirmaram, através de Antony Blinken, Secretário de Estado, apoio à Ucrânia até a “vitória final”. É também grave o fracasso das sanções económicas, que deveriam ter desorganizado profunda e rapidamente a economia e a sociedade russa, e estrangulado o financiamento de suas forças armadas.

A razão maior do fracasso do bloqueio económico à Rússia foi a negativa de uma enorme parte do mundo em abraçá-lo, com destaque para as nações da América Latina, da África e da Ásia. Em novembro, Putin participará de corpo presente ou virtualmente do G20 na Indonésia. Os EUA ameaçaram a China com os males do inferno, caso apoiasse o esforço de guerra da Rússia, entregando-lhe as armas que se esperava que lhe faltassem. Pequim manteve descrição sobre o conflito. Reconheceu as preocupações de Moscovo com a sua segurança e reafirmou o apoio à integridade territorial da Ucrânia. Analistas de alto e baixo coturno apontaram o crescente e inexorável afastamento de Pequim de Moscovo. Uma monumental vitória para a ofensiva imperialista!

A China —associada à Índia— simplesmente comprou o petróleo e o gás que a Europa recusava, neutralizando o coração das sanções anti russas. E, assim, o disparar do preço da energia manteve altos os rendimentos russos e causa enormes perdas económicas à União Europeia. Hoje, a Rússia defronta-se com excessiva valorização do rublo, enquanto se esperava que ele se derretesse como sorvete ao sol.


O corte total do gás russo lançará a Alemanha e a Europa na recessão, algo que não preocupa muito os ÉUA. As sequelas das decisões económicas irresponsáveis já estão tendo reflexos na política europeia e estadunidense, com destaque para os resultados eleitorais franceses, para a precipitação do apoio interno a Biden e, agora, a estrondosa queda de Boris Johnson, que previra uma próxima queda de Putin. Em Portugal, na Espanha, na França, a população já foi às ruas reivindicando a paz e atacando a NATO.
 
Ofensiva geral

A ofensiva na Ucrânia foi apenas um movimento de enorme importância na política imperialista que pretende marchar sobre a Rússia para atacar a China, o inimigo primordial. Era curta a janela temporal dos EUA para se sobreporem ao imperialismo chinês, que lhe disputa economicamente a primazia. Janela que parece se ter estreitado nos últimos tempos, acelerando a ofensiva contra a Rússia. A. Wess Mitchell, ex-assistente secretário de Estado para os Assuntos da Europa e da Eurásia dos USA, estima em três ou quatro anos o tempo necessário para a China “alcançar o refinamento militar necessário para prevalecer em um conflito” com os USA. Ele deixa claro a necessidade, nesse período, de esgotar a Rússia para um próximo conflito com a China. Realista, reconhece que uma guerra em “duas frentes”, contra a Rússia e a China, “superaria a capacidade das” “forças armadas” estadunidenses. [MITCHELL, 2022 2, p. 63.]

Aproveitando o embalo belicista ucraniano, o imperialismo ianque disciplina seus aliados-súcubos e prepara a campanha que aponta para um futuro confronto parcial com a Rússia, na Europa, seguido de ações idênticas em relação à China, no Indo-Pacífico. Pretende reconquistar militarmente, mesmo sobre um mundo em cinzas, sua hegemonia, que recua economicamente. Quer impor seu tacão sobre o mundo, no século 21, com formas ditatoriais cada vez mais abertas de dominação ainda difíceis de precisar.

O plano de ataque EUA prevê iniciativas económicas, de curto alcance, e vastas ofensivas militares. De domingo a terça-feira, 26 a 28 de junho deste ano, reuniram-se em Elmau, no sul da Alemanha, os membros top do clube imperialista USA —Alemanha, França, Inglaterra, Japão, Itália, Canadá. A grande decisão anunciada foi um plano mundial de investimentos, proposto por Biden, de seiscentos bilhões de dólares, destinados aos países de economia capitalista atrasada — “Colaboração pela Infraestrutura Global e Investimento”. Um contraponto de ocasião à iniciativa de investimentos amazónico já consolidada da “Nova Rota da Seda” chinesa.

Os EUA prometem 200 bilhões de dólares de recursos públicos e privados a serem aplicados em cinco anos. Se dará grande destaque para combater o império chinês à telefonia G5 e G6a. Os gastos monstruosos estadunidenses anti cíclicos aquando da epidemia Covid 19, os investimentos bélicos na Ucrânia e na Europa, os déficits normais do país causam já uma violenta desvalorização do dólar. Esta última golpeia os trabalhadores americanos e … os milionários investimentos chineses em títulos da dívida pública estadunidense. A Rússia, há muito, que se livrou desses títulos em favor de enormes reservas em ouro. O tsunami de liquidez do dólar e do euro espraiarão a inflação mundialmente. Para o experiente ex-diplomata singapurense Kishore Mahbubani, os Estados Unidos devem temer mais a desmoralização do dólar como moeda-refúgio do que a guerra. (MAHBUBANI, 2021.)

La China é vicina

No encontra na Alemanha, os membros do G7 renovaram as alusões à falta de transparência no comércio, ao roubo de tecnologia, ao trabalho forçado, à escravização de nações com empréstimos impagáveis, ao maltrato de minorias étnicas pelos chineses. No frigir dos ovos, o G7 abraçou a política económica anti chinesa dos EUA que não lhe diz respeito e contribuirá para a depressão das suas economias. Foi mais direta, agressiva e inovadora a reunião da NATO realizada em 29 e 30 de junho. Em Madrid, o Pacto Atlântico deu enorme passo para sua internacionalização, seguindo o viés anti chinês.

A reunião foi chamada para definir o novo “conceito estratégico” político-militar da NATO e de seus futuros 32 membros para a próxima década. A orientação geral anterior, aprovada em Lisboa, em 2010, nem sequer se referia à China e abraçava hipocritamente a Rússia, definida como nação parceira, convidada a participar na agressão ao Afeganistão. No mesmo ano, Yeltsin era defenestrado e assumia Putin, que sonharia por alguns anos em incorporar a Rússia na NATO e na União Europeia.

Nessa época, vinte anos após a dissolução da URSS, a NATO incumpria já a promessa de manter-se afastada das fronteiras da Rússia, como houvera sido acordado. E, em 1999, massacrara a Sérvia e sua população —78 dias de bombardeamento— e, em 1990 e 2003, atacara o Iraque. Também em 2003, interviera no Afeganistão, por primeira vez fora da Europa, zona estatutária de sua ação. Mais tarde, faria o mesmo na Líbia, arrasada como nação e sociedade independente. O massacre de civis nessas operações jamais será possivelmente contabilizado.

Em Madrid, procedeu-se à esperada abominação geral da Rússia, definida como a “ameaça mais direta e importante à segurança, paz e estabilidade na área euro-atlântica”, que pretende “garantir suas esferas de influência e controle direto” “através da coerção, da subversão, da agressão e da anexação” de outros estados. A definição de nação a ser abatida permitiu a consolidação e a expansão do já enorme controle dos EUA sobre a NATO. O exército europeu, sem os Estados Unidos, proposta eterna da França, foi enviado para a Cochinchina.

NATO dos Cinco Oceanos

Decidiu-se, unanimemente, a ampliação das forças militares de terra, mar e ar dos EUA na Europa, com um aumento dos atuais cem mil soldados ianques estacionados no Velho Continente. Acordou-se aumentar as forças de intervenção rápida da NATO, em 2023, de quarenta para trezentos mil soldados. E estabelecer um Quartel General estadunidense na Polónia. Iniciativas que apontam para um novo confronto parcial com a Rússia, sempre na Europa, o sonho estadunidense.

O realmente novo foi a constituição da NATO, de fato, ainda que não estatutariamente, como ponta de lança do imperialismo estadunidense contra a China. Sem jamais ter sido citada como nação inimiga, ela foi definida de opositora estratégica aos “interesses, segurança e valores” dos Estados Unidos e aliados. Modificação radical das orientações de nações como a Alemanha e a Itália, que mantinham relações económicas não raro estreitas com uma nação em forte expansão económica. E a milhares de quilómetros do Velho Mundo.

O documento conclusivo retoma ipsis litteris a retórica estadunidense. A China é acusada de empregar “instrumentos políticos, económicos e militares para aumentar sua posição global e projetar seu poder”, mantendo-se “opaca sobre sua estratégia, suas intenções e seu fortalecimento militar”. Tudo para obter ou “controlar setores tecnológicos e industriais chaves”. Como a Rússia, manteria “operações híbridas e cibernéticas” e de “desinformação”, para obter o “controle de sectores tecnológicos e industriais chaves”. Uma nação que se organiza para “minar” e “debilitar a ordem internacional”.

A definição da China como inimigo estratégico não foi retórica. Na reunião participaram a Áustria, o Japão, a Coreia do Sul e a Nova Zelândia — e, em espírito, Taiwan. Todas elas nações estranhas ao pacto militar da NATO e membros destacados da aliança indo-pacífica dos EUA contra Pequim. E, em formulação geral da reunificação em marcha dos dois complexos militares, definiu-se que os sucessos do Indo-Pacífico “podem afetar diretamente a segurança euro-atlântica”.

O Inimigo Principal

Portanto, todo conflito no Indo-Pacífico com a China dirá respeito à NATO, mesmo que não a obrigue a uma intervenção direta. Serão organizadas manobras militares navais coletivas naqueles mares, visitados ainda mais amiúde por navios da Inglaterra, da França, etc. Tudo sob a justificativa de defender o direito de navegação internacional, em águas reivindicadas pela China. É portanto claro o sucesso dos EUA no esforço de unificar a ´NATO e as suas articulações militares naquelas regiões contra a China.

Sob o comando imperial dos USA, a NATO transforma-se, de ex-ponta de lança de uma guerra vencida, em 1989-91, contra a URSS e os países do “socialismo real”, em aríete contra a China, seu inimigo estratégico. Provocações militares, tendo eventualmente a ilha de Formosa e sua independência como desculpa, sobretudo no estreito de Taiwan e no mar da China Meridional, repetirão eventualmente a operação ucraniana, para sangrar igualmente a China, sempre longe do território estadunidense.


São difíceis de prever os próximos movimentos desta verdadeira Quarta Guerra Mundial em preparação, que envolverá o mundo como um todo, de forma indireta ou direta. O certo é que o imperialismo estadunidense acelera o uso de seus recursos para sufocar, no campo militar, o desafio à sua autonomia proposto secundariamente pela Rússia e estrategicamente pela China, sobretudo no campo económico. O projeto estratégico do clube imperialista dos EUA é desorganizar as economias, as sociedades e os Estados russo e chinês e submetê-los como nações neocoloniais globalizadas."

[...} 


"Cegueira seletiva


Tentemos delinear telegraficamente as principais inconsistências dessas posições. O caráter capitalista da Rússia e da China não necessita maior demonstração. Só os cegos pela ideologia não o veem. O mesmo pode dizer-se sobre o status atual imperialista da China, poderosa nação capitalista com fortes núcleos monopolistas públicos e privados exportadores de capitais. Suas multinacionais se esparramam pelo mundo, avançando cada vez mais vorazmente no Brasil. O mesmo não podemos dizer da Rússia, como proposto, atualmente nação semicolonial industrializada, sem exportação internacional significativa de capitais. Praticamente não há multinacionais russas espalhadas pelo mundo.

Os capitalistas da Rússia e da China exploram duramente os trabalhadores, nos seus países ou fora deles. Certamente as suas vitórias no confronto com o bloco imperialista dos EUA não trará a independência e emancipação de seus trabalhadores. O que não quer dizer que eles não tenham interesses próprios no desenlace do conflito. E muito. O confronto militar de 1914-1918 foi entre, sobretudo, as seis grandes nações imperialistas que disputavam uma hegemonia compartilhada do mundo. Ele ocorreu em um contexto em que forças produtivas materiais do capitalismo ainda se desenvolviam, enquanto eram questionadas pelo proletariado revolucionário.

A proposta de “derrotismo revolucionário” pressupôs a existência na Rússia czarista de partidos revolucionários com dezenas de milhares de membros e simpatizantes. A vitória da Alemanha seria, como foi, a antecâmara do assalto ao poder pelos trabalhadores e camponeses. No atual conflito, o bloco imperialista dos EUA procura, estrategicamente, arrasar a independência e a autonomia nacional das nações russa e chinesa, na procura de dominação internacional predatória, ensejada pelo esgotamento orgânico do desenvolvimento capitalista.

Imperar sobre o Século 21

O bloco imperialista ataca a China, que questiona economicamente a hegemonia estadunidense, e a Rússia, que luta apenas por sua autonomia e sobrevivência. Não haveria conflito militar se não houvesse a agressão estadunidense à autonomia russa e chinesa. Trata-se de projeto, como proposto, de imposição de uma nova ordem neocolonial globalizada, que se difundirá pelo mundo, certamente em um viés fascistizante. As formas de dominação burguesas tradicionais esgotam-se com o esgotamento estrutural do dinamismo capitalista que as originaram.

Ordem que aprofundará a níveis difíceis de prever a exploração dos trabalhadores russos e chineses, como ocorreu na Rússia, após 1991; na China, sobretudo nos primeiros anos da restauração capitalista; na Ucrânia, nas décadas que se seguiram à sua independência. No atual período de refluxo e desorganização dos trabalhadores e de inexistência de partido revolucionário, a proposta de “derrotismo revolucionário”, para preparar a sublevação dos trabalhadores russos, ucranianos e polacos, é sandice retórica inominável.

O “derrotismo revolucionário” nas atuais condições é mera retórica esteticista, apoiando, nos fatos, o bloco imperialista agressor.

De certa forma, essa palavra de ordem, na atual situação, repete as visões de Amadeo Bordiga [1889-1970] que negava outro nível ou espaço de luta social além do confronto direto da classe trabalhadora contra os patrões. [MAESTRI, 2020, p. 87 et pas.] Também contra ele Lenine escreveu Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo. Segundo tal visão, a questão nacional e de seu direito à independência, que tanto interessou e preocupou o marxismo revolucionário antes e imediatamente após 1917, interessaria aos trabalhadores apenas quando as nacionalidades estiverem para serem superadas pela revolução mundial.
 
Abraçando a contra-revolução

Em alguns poucos casos, o desconhecimento do conflito na Ucrânia como operação meticulosamente preparada pelo imperialismo estadunidense para desintegrar a Rússia, em direção ao ataque da China, pode ser explicado como produto de analistas obtusos e despreocupados com o estudo da realidade. Em fevereiro de 2022, no início do conflito, o citado A. Wess Mitchell, ex-alto funcionário estadunidense, propunha, sem tergiversações: “A Ucrânia é uma oportunidade estratégica para o Ocidente […].” “Os EUA devem utilizar [a Ucrânia] para desfibrar, secar e empobrecer a Rússia […].” “Devemos empreender um programa de armamento a longo prazo dos ucranianos, como fizemos nos anos oitenta com os mujahidins contra a URSS.” [MITCHELL, 2022 2, p. 63.]

Não é o caso de organizações, não poucas marxistas-revolucionárias, que defendem o apoio condicional ao governo Zelensky; o esforço milionário de guerra da NATO naquele país; à derrota da Rússia e a desorganização de seu governo e de seu Estado. Nesse caso, não se trata de obtusidade analítica, mas de políticas com raízes profundas. Em verdade, essa leitura não é nova. Ela é abraçada por grupos políticos, autodenominados de revolucionários, que se constituíram apoiando subjetiva e objetivamente o bloco imperialista na sua campanha contrarrevolucionária vitoriosa, desde antes da destruição da URSS.

Essas organizações saudaram e aplaudiram os mujahidins contra a Revolução no Afeganistão, em fins dos anos 1970. Apoiaram a contrarrevolução na Polónia, propondo o Solidariedade e Walesca como agentes da revolução política, desde inícios de 1980. Festejaram, por décadas, a destruição da URSS e dos Estados de economia nacionalizada e planificada, como a marcha da revolução anti estalinismo. Abraçaram os ataques e operações imperialistas contra a Iugoslávia, a Sérvia, o Iraque, o Egito, a Líbia, Cuba, Nicarágua, Venezuela e por aí fora.

Cavalgaram por décadas ao lado do imperialismo, jurando não o conhecer. Apresentaram o apoio à contrarrevolução contra a independência e autonomia nacional de nações que se opunham de algum modo ao imperialismo como luta contra seus ditadores terríveis — Milosevich, Fidel Castro, Bin Laden, Saddam Hussain, Khomeini, Gaddafi, Bashar al-Assad, Chaves, Maduro. Todos eles estariam sendo questionados por insurreições populares, revoltas operárias, movimentos democráticos imaginários. Em 14 de outubro de 2013, aquando da agressão à Síria, a direção da LIT apoiava publicamente os EUA e seus aliados, defendendo exigir do imperialismo armas pesadas para os revolucionários sírios — “Exigir ou não armas do imperialismo?” [LIT-CI, 2013, outubro.]

Cavalgando com o Imperialismo

Esse apoio à contra-revolução, travestido de democratismo hipócrita pequeno-burguês, tem sido mantido, sem desvio, em alguns casos, há mais de meio século. Não se trata, definitivamente, de erros ou de derrapagens de interpretação política, considerando os sucessivos desastres que as agressões imperialistas resultaram para os trabalhadores, povos e nações agredidos. Constituem abandono e ataque consolidados dos interesses da revolução, em favor da contra-revolução, por grupos auto-proclamados como revolucionários.

Impõe-se uma análise mais precisa das raízes de classe, interesses de aparatos, apoios financeiros que sustentam essas práticas contrarrevolucionárias. Certamente essas organizações não descontam mesada no guiché da CIA. O caminho mais fácil tem sido enviar delegados para os frequentes encontros, congressos, reuniões de apoio internacional às “residências democráticas” impulsionados pelo imperialismo, no combate aos governos, aos povos e aos Estados venezuelanos, cubanos, sírios, a líbios, russos, etc.

E, nessas reuniões, que foram e são realizadas no Brasil, na Turquia, há pouco, na Polónia, etc., delegados revolucionários entram em contato com insuspeitos institutos internacionais financiadores da luta antiautoritária no mundo. A Fundação Ford é apenas a mais conhecida. O imperialismo, que financiou os “novos filósofos franceses”, maior prazer tem em financiar os aguerridos “marxistas” do imperialismo. E eles, de consciência tranquila e bolsos cheios, partem para avançar sua prática revolucionária, trotando ao lado do imperialismo. Afinal de contas, os bolcheviques não fizeram empréstimos para assaltar o poder? Esses órgãos financiadores dos companheiros de viagem da contrarrevolução começam a ser estudados em detalhados trabalhos académicos como o de Wanderson Chaves, A Questão Negra: a Fundação Ford e a Guerra Fria (1950 – 1970), de 2019.

Destaque-se que, no que toca ao Brasil, em geral, essas organizações, como foi o caso do PSTU e outras organizações semelhantes, negaram e chegaram mesmo a apoiar, ainda que passivamente, o golpe de 2016, devido ao indiscutível caráter social-liberal do governo petista. [PSTU, 2016.] Esqueciam um pequeno detalhe. O golpe era contra os trabalhadores e a nação, não contra o PT, que rapidamente se acomodaria a ele. [MAESTRI, CONTRAPODER, 2022.] Em 1964, ter-se-iam mantido neutros pois o governo derrubado era declaradamente capitalista e o presidente do Brasil, João Goulart, fazendeiro forte, aburguesado e poltrão. [MAESTRI, 2019, 179 et seq.]

Uma política para os trabalhadores

A defesa da independência de uma nação atacada pelo imperialismo não depende do caráter do seu Estado e de seu governo. Comunistas da Terceira Internacional lutaram e morreram ao lado das tropas de Haile Selassie e da Etiópia, soberano e Estado feudalista. [SCIORTINO, 2012.] Em 1938, quando Getúlio namorava o nazi-fascismo, Trotsky propôs: “Existe atualmente no Brasil um regime semifascista que qualquer revolucionário só pode encarar com ódio. Suponhamos, entretanto que, amanhã, a Inglaterra entre em conflito militar com o Brasil. Eu pergunto a você de que [lado] do conflito estará a classe operária? Eu responderia: nesse caso eu estaria do lado do Brasil ´fascista´ contra a Inglaterra ´democrática´.” [TROTSKY, 1938.]

A esquerda revolucionária mundial apoiou e defendeu corretamente, de armas na mão, a República burguesa espanhola, contra o golpe sustentado pelo nazi-fascismo. Posição que León Trotsky apoiou, propondo que, para sustentar a República, era necessário fazer a revolução, enquanto os estalinistas propunham aliança com a burguesia e com os agrários democráticos, deixando a revolução para depois da vitória da República. O que crucificou aquela revolução, a República e entronizou o franquismo por longas décadas.

A defesa incondicional dos Estados russo e chinês diante da agressão do clube imperialista ianque não deve ser estendida, jamais, à defesa de suas direções nacionais, no relacionamento com as classes trabalhadoras, que devem seguir igualmente na sua luta pela emancipação social. Ainda que interessadas na independência nacional de seus países. E, sobretudo, não devem levantar falsas ilusões. A derrota do imperialismo dos EUA na Rússia e na China possivelmente impedirão a imposição de ordem semifascista sobre os trabalhadores daqueles países e sobre o mundo, por algumas décadas. O que não é pouco. Mas a tendência é que a China siga seu caminho, agora despejado, para transformar-se em imperialismo hegemónico, em substituição dos EUA, num prazo difícil de ser estabelecido.

Portanto, no contexto daquela solução, total ou parcial, as contradições entre o mundo do trabalho e do capital continuarão dominando a história e influenciando todas as esferas da vida social e política, à espera de solução necessariamente internacional das contradições pelas classes proletárias, caso ela ocorra. Impõe-se, portanto, com uma terrível premência, acompanhamento e uma interpretação acurada do desenvolvimento da atual ofensiva do clube imperialista, assim como do difícil período em que vivemos e que se abre diante de nós. Necessitamos da tal análise concreta de situação concreta, sobre a qual sempre falamos, e raramente realizamos."

Mário Maestri, 74, é brasileiro e italiano. É doutor em História pela UCL, Bélgica. Professor colaborador do PPGH da UPF, RS. E-mail. maestri1789@rcag1991

Bibliografia citada:

CARDEN, James W. Bush padre aveia ragione: giz le mani dell´Ucraina. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 4, Roma, aprile 2020.

CHAVES, Wanderson. A Questão Negra: a Fundação Ford e a Guerra Fria (1950 – 1970). Curitiba: Editora Appris, 2019. 295p.

CASELLI, G. P. La Russia Nuova. Economia e Astoria da Gorbacev a Putin. Milano: Mimesis, 2013.

KARAGANOV, Sergej. “Se perdessimo, la Russia rischierebbe di spaccarsi”. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 4, Roma, maggio, 2020.

KORTUNOV, Andrej. “In Ucraina ha falido la diplomazia”. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 4, Roma, aprile 2020.

KORTUNOV, Andrej. “Nato, il nemico utile”. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 5, Roma, maggio 2020.

LIT-CI, Exigir ou não armas do imperialismo? 14 de outubro de 2013, https://litci.org/es/exigir-ou-nao-armas-do-imperialismo/

LUKJAVOV, Fedor. Un ´vecchio pensieri´ per il mostro passe e per tutto il mondo. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 4, Roma, aprile 2020.

MAESTRI, Mario. O Identitarismo Negro Está Comendo a Esquerda por uma Perna. Contrapoder, 31 de outubro de 2020. https://maestri1789.wixsite.com/mariomaestri/post/um-candidato-negro-do-capital-na-trincheira-da-esquerda&nbsp;

MAESTRI, Mário. Abdias do Nascimento: quilombola ou capitão do mato. Ensaios de interpretação marxista sobre a política racialista para o Brasil. Porto Alegre: FCM Editora, 2018.

MAESTRI, Mário. Revolução e Contra-Revolução no Brasil: 1530-2019. 2. ed. Ampliada. Porto Alegre: FCM Editora, 2019. https://clubedeautores.com.br/livro/revolucao-e-contra-revolucao-no-brasil

MAESTRI, Márop. Antonio Gramsci: a vida e a obra de um comunista de esquerda. Com um capítulo de Luigi Candreva. 3 ed. Porto Alegre: FCM Editora, 2020.

MAESTRI, Mário. O despertar do dragão: nascimento e consolidação do imperialismo chinês. (1949-2021). O Conflito USA-China no Mundo e no Brasil. Porto Alegre: FCM Editora, 2021. 142 p.

MAESTRI, Mário. O direito à defesa. Contrapoder, 19 de abril de 2022.

MAHBUBANI, A China venceu? O desafio chinês à supremacia americana Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

MANDEL, Ernest. Le troisième âge du capitalisme. France: UGE, 1976. 3 Vol. PETRONI, Federico. Sconfiggere la Russia sì, ma fin dove?. Revista italiana di Geopoltica. 5, Roma, ,maggio 2020.

PSTU, Opinião, O significado do impeachment de Dilma, 31/08/2016. https://www.pstu.org.br/o-significado-do-impeachment-de-dilma/

SACCO, Giuseppe. Perché Putin non crede pia nell´Occidente. LIMES. Revista italiana di Geopoltica. 4, Roma, aprile 2020.

SCIORTINO, Gaspare, Comunisti e i guerriglieri del Negus. Un episodio della resistenza antifascista in Etiopia, 1938-39. https://www.resistenze.org/sito/te/cu/st/custce15-011045.htm Aprile 2012

TROTSKY, Leon. Mateo Fossa. Entrevista: 23 de Setembro de 1938. https://www.marxists.org/portugues/trotsky/1938/09/23.htm
Ver mais em https://port.pravda.ru/mundo/55582-quarta_guerra_esquerda/
 

Sem comentários:

Enviar um comentário