domingo, 9 de abril de 2017

SWALLOWS NEST | Rodrigo Serrão on Chapman Stick






AVE MARIA (Bach/Gounod) - Rodrigo Serrão on Chapman Stick |  Feat. Maria Ana Bobone




Canção de Embalar (Zeca Afonso) | Rodrigo Serrão (Chapman Stick) convida Fernanda Paulo

Rodrigo Serrão é um músico-compositor português, agora dedicado a este fabuloso instrumento - a guitarra elétrica Chapman Stock -, na versão acústica, onde é extraído um som puro e cristalino, numa escala comparável ao piano.

Tem sido utilizada desde os anos '70 por vários músicos de Have Metal e Rock Progressivo. 




Chapman stick ou Stick é um instrumento musical elétrico criado pelo luthier californiano Emmett Chapman no início dos anos 1970. Seus primeiros modelos só foram comercializados em 1974. Chapman queria criar uma mescla entre baixo e guitarra.
Um dos maiores divulgadores e entusiastas do instrumento é o músico Greg Howard, que dá palestras em universidades e conservatórios, além de ter escrito um livro com um método de teoria musical para o mesmo.
A técnica usada para se tocar o instrumento é o tapping, que consiste em tocar o instrumento em seu "braço" com ambas as mãos pressionando as cordas por toda a sua extensão, conforme a execução da peça musical. Alguns dos nomes que recebera foram "The electric stick" ou "Pau-elétrico".
Popularizado pelo baixista Tony Levin em sua passagem pela banda King Crimson e pela banda do cantor e compositor Peter Gabriel. Levin encontrou no stick um novo conceito para expressar sua musicalidade, elevando sua técnica às alturas. O stick pode ser utilizado em diversos estilos musicais.
O instrumento evoluiu muito desde sua fabricação, e co-existem atualmente vários diferentes modelos: de oito cordas (Stick Bass, especial para baixistas), dez cordas (Standard Stick), e o de 12 cordas (Grand Stick), ambos para variados estilos de composição, devido a sua distribuição harmónica.
Embora este instrumento seja bastante peculiar, é importante lembrar que na década de 40, no Brasil, os músicos Dodo e Osmar, inventaram um instrumento semelhante que chamaram de "Pau elétrico". Em dimensões menores, o Pau Elétrico de Dodo e Osmar é uma mistura de banjo e cavaquinho com corpo maciço e captação elétrica que posteriormente viria a ser conhecido por "Guitarra Baiana". Apesar das diferenças em suas dimensões, números de cordas e afinação, o sistema é praticamente o mesmo, só que inventado 30 anos antes pelos brasileiros. Infelizmente, no Brasil não é comum as pessoas patentearem suas idéias. O primeiro Pau elétricomodelo construído na década de 40 por Dodo e Osmar. Fontes: Modelo da década de 40 antecipa o designe da década de 70.

In: wikipédia




2 comentários:

  1. Fantástico! Não conhecia o Rodrigo Serrão e muito menos sabia alguma coisa do instrumento musical de que falas... Obrigada pela partilha.
    Uma boa semana.
    Um beijo, meu amigo.

    ResponderEliminar
  2. Luís,

    Preciosa partilha que apreciei muito. No Brasil tem
    isso, infelizmente, uma falta de seriedade com a
    preservação da cultura, história, arte e raízes da
    criatividade...
    Grata por esta partilha e por sua gentil presença com
    comentário atencioso, meu amigo!
    Outro momento com mais tempo, voltarei para ler e
    comentar os seus outros espaços de arte.
    Feliz Páscoa para ti e família!
    Um beijo.

    ResponderEliminar