quarta-feira, 22 de abril de 2015

ROMANCE(S) - Dois Ponteiros



ROMANCE(S) - CD II

Letra: Maria do Rosário Pedreira /
Música: Frederico de Brito (Fado Britinho)
Voz: Aldina Duarte
Produção, arranjos e acompanhamento musical:
Pedro Gonçalves
Editora:Sony Music

"Romance(s) é como um único fado em vários andamentos, uma história que Maria do Rosário Pedreira escreveu, Aldina Duarte cantou e Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, produziu. Isto em dois discos: um fiel ao fado tradicional, o outro contando a mesma história como num filme.

Um romance cantado em 12 fados tradicionais, uma história de um triângulo amoroso que joga com estereótipos (a morena e a loira, o amor e a amizade) para deles extrair muito mais do que as aparências. E a mesma história reinventada por Pedro Gonçalves, que criou um segundo disco para a contar como se fosse uma banda sonora pop. Depois de Apenas O Amor (2004), Crua (2006), Mulheres Ao Espelho (2008) e Contos De Fados (2011), Aldina Duarte tem em Romance(s) o seu maior e mais arriscado desafio até à data. Curioso paralelo: o trio fictício da história ficou nas mãos de um trio criativo real (Rosário, Aldina e Pedro), que produziu uma obra extraordinária. Chega às lojas no dia 27 de Abril."

extracto da Entrevista, de NUNO PACHECO, in: Jornal "Público", de  22/04/2015  
ler completo em: www.publico.pt/




domingo, 5 de abril de 2015

N'Gola Ritmos - Monami





Lourdes Van-Dunem, ou Tia Lourdes como era conhecida em Angola, canta com os célebre N'Gola Ritmos para a RTP em 1964.



Esta é uma actuação histórica do grupo fundado por "Liceu" Vieira Dias, que viria a sofrer uma enorme repressão, terminando na prisão de dois dos seus fundadores (Amadeu e Liceu).
Por esta altura quem assegurava o grupo eram Nino, Fontinhas, Xôdo, Zé Cordeiro, Lourdes e Gégé.
Uma pérola a recordar.



O NGola Ritmos foi criado por Carlos ‘’Liceu’’ Viera Dias, Domingos Van-Dúnem, Mário da Silva Araújo, Manuel dos Passos e Nino Ndongo em 1947 como forma de afirmar a identidade angolana. As músicas eram cantadas em kimbundu, acompanhadas de violão e percussão. Nos anos 50, o grupo passou a ser formado por Liceu, Nino, Amadeu Amorim, José Maria, Euclides Fontes Pereira, José Cordeira, Lourdes Van-Dúnem e Belita Palma. Carlitos Vieira Dias uma vez disse: “o Semba é uma adaptação do ritmo Kazukuta".

Joan Baez "Diamonds & Rust"





"Diamonds & Rust", a song about Bob Dylan, written and performed by Joan Baez, is from her A&M album of the same name. Released as a single in July 1975, it achieved number 35 on the U.S. pop singles chart. The album reached number 11 on the the Billboard 200 chart, and available on CD. This sound recording is administered by UMG. I do not own the right to the song, audio, or images contained in this video. No copyright infringement is intended. This purpose of this upload is for viewer enjoyment and education not for monetary gain.




Fernando Pessoa_Livro do Desassossego _27-6-1930

27-6-1930

A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo próprio lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo: O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais do que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida.

/ Isto não vêm a propósito de nada. /

in: Fernando Pessoa_Livro do Desassossego